Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de abril de 2016

( AGORA ESTÁS SOZINHA ) HD

Joaquim Rodrigues

( UMA HISTÓRIA VERDADEIRA ) - VII



                                                                       
Joaquim Rodrigues


                                                                            VII

                                                                

DEFEITOS
                                                                    
Posso eu ter muitos defeitos, posso até, viver muito ansioso stressado, irritado como você me diz muitas vezes, mas nunca esqueço quem eu sou, e o que eu sou capaz, a minha vida é a maior vida do mundo pode ter a certeza, nunca me dei bem, foi com quem fala mal de mim, muito menos quando eu não falo de ninguém, ou sou acusado de dizer o que não digo.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz, é deixar de ser vítima dos problemas, e se tornar autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recanto da tua alma. E agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Caminhar sempre feliz, e não ter medo dos próprios sentimentos, saber falar de si mesmo, nunca falar dos outros. E ter sempre coragem para ouvir os outros mesmo que seja um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta, e não ficar acusar os outros, enquanto você não pára de criticar.
O humano é mesmo um ser complicado, sempre culpa os outros pelo seus próprios fracassos, são poucas as pessoas que se culpam por ser um fracassado na vida. Quase sempre alguém tem culpa pelos seus próprios erros e defeitos, essas pessoas falam assim.
 - A vida é culpada de tudo o que eu faço, dizes tu, a culpa é mesmo tua, tens alguma dúvida? Dúvida quem quiser! Vira-e-volta-a-virar e colocam a culpa nos outros, aliás, isso é quase um vício que dá certo alívio. Mas por que se faz isso? Para mostrar o quanto cada um é "perfeito"? Ou por que é mais fácil ficar eternamente agarrada, aos sonhos de infância, à terra do nunca?
A tendência do ser humano é não querer ver os seus defeitos, nem admitir os seus problemas. De uma forma projectiva jogamos nossos erros para o outro, e evitamos olhar para nós mesmo. Quando a pessoa se sente culpada, se acha fraca e, quando faz o movimento de culpar o próximo, ela sente-se mais forte, mas na realidade está se defendendo do erro que acaba de cometer, esse processo é uma tendência infantilizada, vemos muito isso nas crianças, as crianças quase nunca admitem os seus erros.
Convidaste-me a ir a tua casa, para fazer o quê querida? Quando se é convidado só terias de ser simpática nada mais. São as mesmas pobres palavras que tanto nos servem para exprimir a mentira, como a verdade.
Uma pessoa que precise de dinheiro para pagar suas contas mensais, não pode ficar sentada esperando que alguém por milagre as pague, se existe ai algum erro, tem de ser assumido, por quem erra, não ficar a culpar os outros que falta pagar a conta do senhorio. Os nossos sonhos não passam disso mesmo de sonhos, quem não se entrega há vida trabalhando honestamente para viver honestamente, será sempre um fracassado, não podemos culpar nada nem ninguém da nossa própria desbastação, Deus está connosco é verdade, mas espiritualmente, não é Deus que nos pagará as contas da Água ou do telefone, temos nós de o fazer. Na vida todos temos obrigações, sonhe, mas seja você a cumprir seus sonhos, nunca queira que outros os cumpram, o que vier por fora, será uma mais-valia.
O que também é preciso é amadurecer, senão a vida com a sua realidade nos engole. Quando você transfere culpa, dá ao outro a responsabilidade pelo seu próprio erro, faz o outro ficar fragilizado com a culpa que não tem, o outro pensa sempre mal de si, e do que você será capaz, “O que será que vem a seguir? Pergunta-se ele,”. Ele começa a se distanciar dos seus temas, do que você quer e pede, e você passa para ele, de uma mulher interessante, para alguém vista como inimiga.
Sendo assim, como rever este padrão repetitivo, você sabe? Quando você acusa, tem que perceber que incomoda o outro, analise friamente a situação, se não culpar o outro, logo está admitir o erro e se liberta, e assim é mais nobre, mais honesta.
Pare de tentar ser perfeita, tem de saber que todo mundo tem defeitos e fraquezas tem erros. Assuma os seus.
Para você me entender melhor assista ao filme "A Origem" e veja como o personagem de Leonardo DiCaprio é atormentado pela culpa, e como ele resolve no final.
O curioso da obra, que em inglês se chama "Inception", é que ela nos remete à criação do mundo. "Inception", em inglês, significa "princípio". Então, flutuam as perguntas: "Estaria Deus
Dormindo ou acordado quando nos criou? E a culpa é divina ou foi criada pelos homens como mais uma forma de controlo? Se eu tenho culpa, logo devo a alguém, logo me enfraqueço e sou facilmente manipulado".
Sei que a Culpa e o medo andam de mãos dadas junto com a insegurança, por isso jogamos a "batata quente" para cima do outro, enfim, difícil é jogar tudo paro o alto, e conseguir vencer tudo isso.
Eu só amadureci no amor quando parei de jogar a culpa nas minhas namoradas, nas minhas companheiras, a quem eu me entreguei e amei. Foi quando eu resolvi assumir os meus “erros” só assim os meus relacionamentos podem durar muito mais.

Com você nem tudo foi mau, você de início foi sim, minha amiga, minha fiel companheira tenho de reconhecer isso. Talvez eu nunca reparei em tudo, porque tudo comigo era amor a seu lado, e como amei tanto você, talvez o amor não me deixasse ver melhor tudo o que ficou de melhor, para esta nossa história.
Serão sempre os melhores momentos que ninguém vai poder nos tirar, esses momentos sempre ficarão para a história, como esta minha entrega a você, fez de mim um homem feliz.
O meu muito obrigado então por todos os momentos felizes que você me proporcionou, agradeço do fundo do coração, fui sim muito feliz obrigado! Obrigado também a todos os teus amigos e amigas, ao senhor José, a tua amiga Elisa gente boa! Obrigado a todos vocês pelo dia Feliz que passei com vocês.
Na vida de vez em quando acontece isto, passamos um dia muito feliz, como esse domingo na chascara do Sr. José, foi um dia que é o contrário da vida, porque desde o primeiro ao último momento com você a meu lado, eu fui o homem mais feliz do mundo. Um dia bem passado e feliz, é um dia que se passa quase às escondidas por vezes parece mais roubado do que um beijo como todos aqueles que eu te roubei. Um dia bem passado e feliz, só podia ser ao lado de você, minha amada.
Ao lado de seus amigos, de quem eu fiquei amigo também. O dia foi muito divertido, comemos churrasco, bebemos cerveja e vinho, tomamos banhos de piscina, e nos divertimos imenso subindo aquela selva toda até ao topo, um pequeno paraíso, e demos muitos beijinhos.
Amor, você sabe que qualquer dia passado a seu lado, você consegue mudar a minha vida por completo? Fico tão feliz que não pareço eu, você me faz tão feliz que consegue transformar todos os meus dias tristes, em dias mais felizes, me enchendo de amor e carinho. Nesse Domingo eu senti tanta felicidade tanta! Que se eu pudesse distribuir essa felicidade, eu faria meio mundo feliz acredita?
Você deixou a minha vida cheia de prazer com muitos motivos para sorrir, fez a minha vida ganhar cor, você deu sentido a ela, e conseguiu transformar num homem de verdade muito mais que Isso, transformou-me no homem que eu sou agora, nesse dia você me mostrou que amar não é sofrer, muito pelo contrário, amar é a coisa mais maravilhosa deste mundo e foi você que me ensinou a amar de verdade.
Quero deixar também os meus agradecimentos aos teus amigos, pois foram eles que nos propuseram que pudéssemos sentir nesse dia, toda esta energia do nosso amor. A eles eu quero dizer o seguinte.
 - Os amigos cada vez se vêem menos, parece que só quando éramos novos tinha-mos o direito a ter amigos, quando trabalhávamos ou nos juntávamos em algum evento. O tempo não passa pela amizade, mas por aquilo que eu sinto, amizade passa pelo tempo, por isso é preciso segurá-la enquanto ela há! Mesmo muito distantes, Somos amigos para sempre Ok? Embora entre o dia que ficamos amigos, e o dia de morrermos vai uma distância tão grande, como a nossa própria vida.
E ao meu amor tenho umas perguntas a fazer! Amor, se eu te disser que tudo em você me fascina, você acredita? Então, e se eu dissesse que teu sorriso me fascina, seria exagerado amor? E se eu dissesse que o teu olhar, quando encontra o meu, me hipnotiza, também acredita? Se dissesse que o teu beijo, o teu toque, me viciaram? Você já não acreditava pois não? Está bem, não acredite mas te digo, faz muito mal não acreditar!
Tudo o que eu passei com você, foi incrível, como você chegou na minha vida me fez feliz, e o mais incrível ainda é que o mundo ao nosso redor via isso claramente, você afastou qualquer dúvida qualquer receio ou medo que eu tinha quando eu pensava em voar até você.
Só te quero dizer, eu não preciso só de você amada, eu quero você sempre a meu lado.
Por isso tudo amor, eu tenho uma maneira de agradecer um pouquinho, por cada sorriso que me aparece quando me lembro de você, se é que esqueço por algum minuto. Isto se não fosse amor verdadeiro não havia planos, vontades, ciúmes, nem coração magoado. Se não fosse amor verdadeiro não havia desejo, nem este medo de solidão, se não fosse amor verdadeiro não existia saudade nem pensamentos em você, se não fosse amor verdadeiro, eu já teria desistido de tudo.

( SÓ PODE SER BOÉMIA ) HD

Joaquim Rodrigues

( UMA HISTÓRIA VERDADEIRA ) - VI


                                                                     
Joaquim Rodrigues


                                                                               VI



HUMILHAÇÕES

Só Deus está connosco, quando alguém nos quer fazer mal, nos quer humilhar. Humilhação é acto de prostração, de submissão. A humilhação pode ser infligida, ou auto-infligida. Em ambos os casos, é a dignidade humana que está em causa, é a ofensa por vezes gratuita do agressor sobre a sua vítima, os actos do agressor, é tornar a pessoa agredida sua presa. Muitas vezes estes agressores já não percebem que estão agredir o outro, tal é o hábito, de o fazer. Muitas vezes até acham que é o ofendido quem a agride a ela. As pessoas que agridem fazem com a maior facilidade, ao ponto de o agredido chegar a duvidar do que está de momento a acontecer.
Seria importante a ciência já ter uma resposta para os casos seguintes: quando alguém é obrigado aguentar humilhações, quando quem humilha nem isso percebe, explicar como o humilhado consegue lidar com isso, e nunca sentir infelicidade e desprezo, venha dai a santa ciência explicar pelo menos a quem tem alguma educação, seria importante.

Alguém que humilha alguém, não será propriamente um ser de grande carácter, nobreza ou coisa que o valha. Será antes um acto que encerra cobardia, e má formação intelectual.
 “Um dia fui viver para casa do meu amor a pedido dela, e percebi que ela se comportava como uma “bipolar” que o nosso amor era tudo uma mentira, uma encenação perfeita. Que o amor não vivia ali perto, tudo aquilo era sim, um interesse vaidoso e pessoal. E que o meu amor-próprio, tinha sido ferido, e humilhado. Quando eu aceitei viver em casa da mulher que amo, nunca esperava que alguém fosse capaz de ter tanta vontade de humilhar como o fizeram.

“ Cara é verdade o que dizem da mulher portuguesa? Elas cheiram a sobaco?”

A educação e o amor não exigem a humilhação, exigem respeito e cumplicidade. Mas as pessoas com falta de educação, não têm diálogo, vivem só para elas, e para o que vive dentro delas! São pessoas pouco directas, para elas, o mais importante é o seu interior, e todas as suas taras e manias, culpam sempre os outros, dos erros que elas próprias cometem, têm uma mudança de humor preocupante, brincam e ri de tudo, para logo de repente ficar de mau humor. São pessoas muito carentes, que necessitam de excesso de atenção. Pessoa que precisam de ter muitos contactos de telefone para fazerem o que mais gostam, e sentir a acção que escolhem. O importante é as chamadas e as mensagens de fora. Ter um homem amigo a seu lado não é muito importante. Importante é as mensagens recebidas, o encobrir da razão, da verdade, porque sentem nisso sempre, toda a satisfação.

 “Há, há, há, este meu Portuga! Eu vou divertir-me muito, com este Portuga durante o tempo que ele aqui vai ficar comigo”

(Portuga uma maneira pouco simpática de tratar a pessoa que se ama?). Principalmente junto de outras pessoas, como amigos, acompanhantes.

“Quero fazer uns vídeos para mandar para minhas filhas e amigas, vamos fazer, tu a correr para lá, e para cá, levanta os braços assim, e faz assim, eu vou filmar tudo, vai ser muito divertido, minhas filhas, irão se divertir muito. “
Ser convencido já é pecado, se convencer que é inteligente e o outro burro não tem classificação simplesmente, é assim que vai o nosso mundo.

“ Amor, eu vou-te ensinar uma coisa séria, pois você precisa urgentemente buscar Deus para ser liberto dessas coisas que te faz mudar de uma tal maneira horrível”.

 (O que será que eu tenho de mudar? Que tenho eu? O que foi que eu fiz para precisar de ser liberto?). Só me lembro de ter sido acusado de avariar o micro-ondas, terá sido esse o meu pecado, será esse o pecado, para ter de dar contas a Deus?

“ Tens mesmo de te deixar converter amor, vai a uma igreja Evangélica, e entrega a tua alma a Deus amor meu, só assim nós nos vamos entender, eu só caso numa igreja evangélica “. Caso?

Bateu no fundo a vontade de humilhar. Talvez seja mais um mandato ignorante da igreja, uma mensagem do pastor, mais uma tentação de continuar a desequilibrar psicologicamente a sua linha de vida, talvez!
Quem ama realmente corre atrás, se dedica, demonstra, se esforça, se abnega, se humilha, é leal. Quem ama não abre mão. Mas não humilha o seu amor.
Quando podia ser um romance, o nosso romance, não foi mais do que uma maratona de ofensas e humilhações, que você nunca percebeu? Você nunca parava de me ofender de me humilhar, (o abito não deixa ver a razão) seria melhor para você, parar de fazer acusações, eu nunca me queixei de você, enquanto você ainda não parou de se queixar de mim. Lembra-te que negavas comunicar comigo, como te fizesse mal, ouvir a minha voz. (quando não conhecia ninguém, não falava com ninguém excepto você.
Quem ama, e se abandona ao seu amor, espera sempre a mesma resposta do outro lado, quem ama, nunca está preparado para receber outra resposta, não existe outra resposta. Humilhação no amor não há nada pior.
Quando alguém se lembra no acto do seu amor, humilhar quem a ama, só pode ser alguém, que gosta de ofender, e com isso humilha, esse alguém, não sabe o que é, não é cristão, não pratica a vontade de Deus. É um ser valentão, com pés de barro, um fanfarrão, porque ainda não percebeu que a força de um homem, ou uma mulher, não esta na humilhação de outro, mas na sua capacidade de perdoar, respeitar e se fazer entender num plano de diálogo.

“A casa onde você está, onde vive, é a minha casa, quem manda na minha casa sou eu, não será isto humilhar, não estará a humilhar o outro? Se você não se sente bem aqui querido vá para um hotel, ai perceberá o quanto custa.

 Geralmente pessoas dadas a humilharem os outros, são pessoas sofridas, mas muito frias também, têm um passado muito pouco justo à sua espécie. Não pode é se querer vingar nos outros, tudo aquilo que aconteceu no seu passado.
Culpar o companheiro ou a companheira de tudo o que acontece na sua própria vida é uma forma de humilhação. Culpar alguém pelas suas incapacidades humanas é humilhação. Não querer conversar com o companheiro/a sobre suas vidas conjuntas é fazer o outro sentir humilhado. Queixar-se que o outro briga quando não se quer resolver de uma vez o problema que origina a briga, só pode estar a humilhar o outro.
As brigas entre casais são inevitáveis. Elas são passageiras quando os dois têm maturidade, suficiente para entender, o mais importante é se entenderem que logo passa e, por vezes, abrir mão de alguma vantagem para que a paz volte a reinar. Deixar de ser submisso não quer dizer fraqueza, quando se precisa do seu amor, o caso é uma excelência. O diálogo é a melhor opção para se manter uma relação. Geralmente o que faz as pessoas tirarem a liberdade do outro é os ciúmes, e ai, entra a insegurança, a imaturidade, até chegar a humilhação. A melhor política é tratar a outra pessoa como você gostaria de ser tratada, e nada de idealizar sonhos.

Claro que tudo isso tem a ver com a compatibilidade dos dois.

( EU E VOCÊ SOMOS IGUAIS ) HD

Joaquim Rodrigues

( UMA HISTÓRIA VERDADEIRA ) - V

                                                                     
Joaquim Rodrigues


                                                                             V


                                                                    
 A IGREJA

 Somos todos crentes em Deus, todos temos uma religião, e depois de te conhecer é inevitável deixar de falar na religião, e como tu lidas com a religião, e a importância que a igreja que tu frequentas tem na tua vida. Eu também trago Deus no coração, fui baptizado e sou um crente ferrenho de Deus. Ninguém tem o direito de duvidar, só Deus tem esse direito, o direito de nos julgar, deixa Deus fazer o seu trabalho, enquanto nós fazemos o nosso, eu faço o meu, mas você vai ter de fazer o seu também, mas faça, faça-o bem feito, nunca se preocupe como os outros se eles fazem ou não, fazem, olha que assim, você não vai ter tempo para fazer a sua obrigação bem-feita! Amo a vida, e logo ai amo Deus foi Deus, pois ele é quem nos ofereceu tudo na vida. Temos é de saber separar as coisas para podermos ser felizes nas nossas vidas, foi assim que Deus nosso Pai, um dia falou.

 (Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros (Jó 13,34).

Certamente você gostaria de saber quando foi que Jesus disse essas palavras. Pois bem, Ele falou assim antes que iniciasse a sua Paixão. Porque foi então que Ele fez um discurso de despedida que é o seu testamento, do qual fazem parte essas palavras. Imagine, então, o quanto elas são importantes!

Se ninguém se esquece das palavras ditas por um pai antes de morrer, quanto mais, quando se trata das palavras de um Deus! Então, leve-as muito a sério e, juntos, vamos procurar entendê-las profundamente.

Quando a gente ama, por amor vale tudo, eu nunca trocaria um amor lindo por uma igreja sem hesitar nem por outra coisa qualquer! Quando se ama de verdade, não é possível trocar um amor por nada, nem por uma igreja! Amar a Deus não é amar uma igreja, o pastor da igreja, não é Deus, (Um pastor até a igreja usa, para conhecer os seus seguidores e casar com elas) você sabe do que eu estou falando,) Deus está em todo lado, onde todos nós queremos, Deus está lá, na igreja, na estrada que a gente caminha, (E muitas vezes essa estrada é longa, e penosa) Deus está, no nosso dia-a-dia, em nossa casa, Deus está em todo lado na tua igreja, na minha igreja, na igreja do vizinho também, desde que a gente queira que Deus esteja connosco, Deus estará sempre connosco.
Tu gostas é de machucar, parece que tu gostas é de ter sempre alguém a quem machucar, assim tens como disfarçar, vasta mandares se converter, se entregar a Deus. Parece que o mundo é todo pecador menos você, todos nós estamos com Deus amor, mesmo aqueles que não querem aceitar Deus, ele estará sempre a seu lado pode ter você a certeza.
 O que eu não acredito é que Deus aceitasse que alguém, machuque alguém que ama! Se alguma vez te acontecer isso, aproveita enquanto o namoro ainda está no começo para avaliar certas coisas, para depois não perderes tempo a passar atestados de sanidade em todas as direcções Deus não aceita isso.
 Religião é uma questão importantíssima, mas nas nossas vidas temos de fazer escolhas a vida de todos nós não pára de fazer escolhas, cada um faz as suas, deixa-o fazer as escolhas dele. Ele pode ser muito mais feliz do que tu mesmo não seguindo nenhuma igreja. Se ele não seguir, o importante é que acredita em Deus, a igreja talvez não seja tão crucial assim.
Se tu achas que não és feliz por esse homem que tu amas, não seguir a tua igreja, é porque não o amas o suficiente. Quem ama ama, não é a religião que vai mudar o amor, e quem o faz não sei se vale a pena ter uma religião, (até porque, como tu, os evangélicos acreditam em Deus) lembre-se que isso inclui seguir todas as tradições e mandamentos da igreja dele. Ou seja, só vale se converter se for mesmo de coração e de verdade. Não dá para mandares se converter, a conversão não deve ser usada como um sacrifício.
Se amas, estás com Deus, ele é amor, vai amando e namorando muito também, conquista a tua felicidade junto dele e seja sempre muito feliz, ganhará muito mais. Vai vendo que as coisas vão-se desenrolando naturalmente. Não sofra por antecedência. Saiba que, em qualquer religião, está Deus, e Alá, Jeová, Eloim, Só te quer ver feliz.
De acordo com as crenças da época, Cristo veio por amor, morreu por amor, incompreendido, como os que hoje vêm sendo importunados, agredidos, humilhados. O que pensaria Cristo ao saber que, em seu nome, estão crucificando aqui em baixo? No mínimo, é macabro.
Ninguém tem duvida, a verdadeira religião é o amor, outra não há, qualquer coisa que pregue ou induza a actos diferentes, não é de Deus, nem pode é ser chamada de religião Deus tem muitos nomes, e em todos, ele é amor, tolerância, luz e acolhimento. O primeiro ensinamento é!..
- Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei.
Uns aos outros quer dizer a todos, a qualquer um, com erros e acertos. Imagine Deus, em seu enorme poder, no alto do monte, escolhendo a quem amar.
- Vou amar aquela ali, aquela outra vestida de mãe de santo, essa não, tira-a para fora daqui. Aquele gay ali, não vou amar também, não, tira-o da fila. o segundo à esquerda pergunta se ele é espírita é? Então bota-o no fim da fila, vou pensar se o amo.
Deus não é exclusão Deus é para todos, não para quem segue essa ou aquela fé. A ordem é amar a todos, independente do que pensa o próximo, de suas posições políticas e sexuais. De suas crenças e religiões, vamos amar e seguir sem fanatismos, porque isso nos cria doenças interiores, quando ficamos fracos e doentes somos mais vulneráveis, e muitos malfeitores se aproveitam de nós.
Vamos amar com peito aberto, sabendo que o outro não sou eu, nunca será, mesmo diferente, há que ser respeitado, essa é a grande dificuldade da coisa, também o maior desafio, se gosta, respeite, se não gosta, respeite também, reme o seu barco, leve a sua vida em paz, e ajude quem puder, não afunde o barco dos outros.
Deus é fartura, convite, mesa posta. Deus é amor, ele acolhe, entende, ajuda, íntegra, onde há amor, a dor se aguenta, a alma respira aliviada. Deus põe a mesa para quem ama, e para os que ainda não aprenderam a amar também, todos são filhos e amados, mesmo cheios de encrenca na alma e na vida.
Eu, erro muito, mesmo assim há Deus em mim, minha diferença com a sua não nos coloca em rectas paralelas, não precisamos nos afastar, diferença é soma, é tempero, mistura de ideias, debate, tenho faltas, vazios, e o seu Deus em mim me acrescenta e me faz melhor, a religião quer o bem, quer aplacar a dor, ninguém merece ser desrespeitado a nenhum pretexto, nada justifica a agressão, se Deus, que é Deus, ama e respeita, quem sou eu para julgar e fazer distinção, quem são essas pessoas que pensam que são, Deus? Pois de Deus elas não são mesmo.
Já consigo imaginar aquela voz forte, empestada, gritando lá de cima:
- Exclua-me dessa. Isso não é de Deus.
Mandar alguém se converter, entregar sua alma a Deus não é comigo, isso não, eu isso não faço, não tenho esse direito, eu não sou Deus, eu não tenho o seu poder, respeito o Pai Nosso e o poder que ELE tem. Deus deu-nos liberdade para pensar, fez de nós seres inteligentes, porquê? Para pudermos decidir bem e correto, para não ofender o próximo nem mandar no próximo.
Quem tem essa atitude faz lembrar alguém muito perturbado, alguém que não está bem com a sua vida. O mal tem muitas faces e fantasias, e uma delas é se vestir de anjo de gente do bem. Mas quantas atrocidades já não foram feitas em nome de religiões? A vida do outro não é da nossa conta, a não ser que seja para, verdadeiramente, ajudar, mas nem tudo o que parece ajudar, ajuda.

( MEMÓRIAS ) HD

Joaquim Rodrigues

( UMA HISTÓRIA VERDADEIRA ) - IV

    
Joaquim Rodrigues


                                                                            IV


REJEIÇÕES

Hoje voltei a estar longe de ti meu amor, que triste, pois já estou sentindo todas as saudades que antigamente senti, desejando novamente o teu abraço apertado. Como hoje me faria tão bem um abraço teu assim, apertado.
Hoje voltamos ao início, mas desta vez tenho lembranças reais, eu lembro de tudo teu, da euforia do nosso primeiro olhar, ao sabor do nosso primeiro beijo. Só uma coisa está a ser muito difícil perceber, é que tu não ficaste mais aqui a meu lado.
Como era bom sentir-te em mim, como eu era feliz, confesso, soubeste-me a pouco, lembro-me bem, teria sido muito mais fácil ter-me deixado levar, tão mais heróico se eu tivesse agarrado aquela íntima oportunidade para dessa vez ser diferente.
Sabes amor, já sei que ao contrário do que dizem, ninguém fica mais forte a cada desilusão, pelo contrário, ficamos todos mais fracos, mais cobardes e cada vez se torna mais difícil correr o risco de nos apaixonarmos e permitirmo-nos ser felizes nem que seja somente por um momento. Ganhamos medo de querer, a dúvida passa, a insegurança instala-se, e apodera-se de nós. Talvez tenha sido tudo isso que aconteceu, talvez sejamos cúmplices do que a gente não quer se culpar. Desculpa por não ter percebido que dessa vez era mesmo diferente, mas tornei-me um cobarde como tantos que por aí andam, e por momentos também eu desisti de amar talvez.
Todos nós temos que saber rejeitar com naturalidade, todos nós, em determinados momentos da nossa vida, rejeitamos e somos rejeitados. Isso acontece porque temos poder de escolha, e essa é a nossa maior liberdade, porque ninguém perde o que tem, se alguém se afasta da nossa vida, ou não quer participar dela, você logo percebe isso.
Quando uma pessoa te rejeita, isso não significa que tu és uma pessoa má, ou que tens menos valor que outros, significa apenas que a outra pessoa não está sintonizada com o teu desejo naquele momento, por isso não é motivo para ter vergonha, depressão, ou sentimento com menos valia, pelo contrário, se alguém é rejeitado significa que possui uma capacidade para se envolver afectivamente. A rejeição faz parte das experiências que se tem na vida.
Na verdade ninguém gosta de ser rejeitado, sentimo-nos mal, sentimo-nos feridos na nossa auto-estima, mas não podemos ficar parados, temos de levantar a cabeça e vamos em frente.
O mundo não se reduz a alguém, ou a um grupo de pessoas, sua vida será tanto mais ampla quanto for seu olhar sobre o horizonte. Se o indivíduo não se deixar aprisionar pela rejeição, encontrará outras oportunidades para viver novas experiências, que lhe trarão momentos mais felizes do que poderia imaginar.
Já me chamaram de louco só porque eu amava alguém como eu amo, tudo bem, sou louco, só por amar alguém que não me ama. Eu sei que as lagrimas que rolam dos meus olhos levam com elas, o meu amor não correspondido, e que o sorriso dos meus lábios é só a certeza de que eu te amo, e te desejo toda felicidade do mundo.
Aprendi que existem horas que não precisamos de amor nem precisamos de paixão, e que existem dias que não é na boca que queremos beijos, nem um encontro de dois corpos nus na cama, existem é momentos que precisamos de uma mão amiga no ombro, de um abraço apertado só isso nada mais, para não nos sentir rejeitados, existe é, sempre alguém que nos promete muito, a gente acredita, se entrega todo, mas se tudo isso for mentira, nos sentimos muito mal.
Sabemos que Bom, bom era estar os dois ali juntinhos sem falar. Existem são momentos que quando estamos para chorar, o que desejamos mais, é de uma presença amiga que nos saiba ouvir paciente, que não nos obrigue a nada, que brinque connosco e nos faça sorrir. Alguém que se ri das nossas piadas mesmo que elas não tenha graça nenhuma.
A gente sabe e sente, quando amamos, e quando é amor, porque quem ama, até consegue ver o amor, nas contas de telefone, ou até no histórico do chat, o meu amor por você foi enorme não existe dúvida, não pode existir duvida, eu amei sempre, e por isso eu tenho orgulho de dizer, fui feliz porque eu amei, e amar é ser feliz.
Foi amor quando fomos passear a Campos do Jordão e tudo o que por lá falamos e fizemos, foi amor abraçados na Aparecida, e foi sempre amor por todo lado, por cada esquina que a gente passou, foi amor na porta do teu prédio, foi amor na tua cama, amor em alguma festa que não lembro, mesmo que tivesse sido regada com álcool.
Foram traços bem firmes que mostraram o amor que existiu ali, curvas em que nossas mãos deslizaram, lábios contorcidos, quadril gingando de um lado para o outro. Se você pudesse parar um pouco antes de fechar os olhos, e reparar na cena, iria se encantar com a forma com que ele olhou para você o tempo todo. Iria se encantar com os detalhes, como sempre se encantou. Talvez você até se apaixonasse de novo, mas na verdade tudo este sonho acabou. Não tem nada mais difícil do que chegar naquele momento em que você olha para a pessoa que você ama e reconhece que foi amor, mas acabou.
Como acaba de repente assim, eu não sei, não sei, e talvez nunca vá saber, vá descobrir, mas talvez você se tenha enganado, talvez você, tenha confundido amor com outra coisa qualquer, talvez você nunca tenha amado o suficiente e, por isso você deixou assim tudo acabar.
E como é que a gente abre a porta gentilmente, a alguém que ama, e ajuda a carregar a mala de quem a gente amou, assim, sem remorso? Como é que a gente deixa ir embora alguém a quem durante anos jurou amar, jurou que sem esse amor não conseguia viver? Quando uma parte grande, uma parte forte da gente, grita desesperadamente sobre a falta que aquela pessoa vai fazer? Não tem como.
Só existe uma certeza, vai ter dor física, vai ser uma confusão gritante dentro da sua cabeça e você vai resistir, a solução vai ser tentar de novo, e de novo, sempre tentado de novo, e mais uma vez de novo ainda. E daí a coisa desgasta, mas você não quer isso, você não quer levar tudo às ruínas, então como é que se faz com a dor? Não se faz nada, a gente aceita só, simplesmente.
Chegamos a um ponto, um determinado ponto, lá mais para a frente, que você vai se acostumar. Não vai ser já, não vai ser agora, não vai ser numa manhã ou numa tarde, vai ser quando a ficha já tiver caído umas cem vezes, e a ideia tiver martelado a sua cabeça. Sei muito bem como é isto, porque eu já passei por isto, já tive que ajudar na mudança de um amor que eu achava que ainda morava aqui. Mas, se te consola, te digo uma coisa, aprender a deixar ir embora foi uma das coisas que mais me ajudou a tirar um peso das costas.
Deixar quem a gente ama ir embora é um ato de coragem. É reconhecer a história que aconteceu, sem tirar nenhuma importância dela, e entender o que é melhor para os dois. É preservar o que houve de bom e abraçar a memória daquilo, como um passado gostoso que você viveu, e vamos lá, bola para frente.
Deixar alguém ir embora quando não dá mais é perceber que nem só de amor o amor vive, engraçado pensar nesta frase, mas é bem isso mesmo, nem só de amor a gente vive, talvez você me entenda, talvez vá entender em breve, o que importa é que ele fez casa, e se eu bem entendo de algo, é que eu sei que amor é abrigo, quem tiver que ir, vai. O tempo ajuda a lidar com isso, e se tiver que voltar, bem, o tempo cuida disso também, a mim só me resta dizer o seguinte, apesar de nunca você ter confiado no meu amor que é enorme, te desejo para o teu futuro, as maiores felicidades do mundo.

( COM MUITO AMOR ) HD

Joaquim Rodrigues



( UMA HISTÓRIA VERDADEIRA ) - III

                                                        

Joaquim Rodrigues

                                                                           
                                                                            III


SONHOS

Quando eu ainda sonhava, o meu sonho foi sempre acordar a teu lado, ficar sozinhos só tu e eu, e passar domingos chuvosos juntinhos, coladinhos um no outro, namorando muito, e ficar manhãs sem fim, a ver-te olhar para mim entre um gole de café e mais outro, e outro ainda, sem nada falar, os dois caladinhos só olhando um para o outro, apenas sorrindo, sorrir e fazer muito, antes de voltar a folha do nosso caderno cultural, e tocar com a minha mão no teu cabelo, deitados no sofá, deitados no chão da sala, onde a gente encontrasse o melhor, e ficar a ver você cuidar das minhas preces, do meu apetite, escolher o jeito de ficar mais confortável, e ver você tirar todas as roupas esquecidas em cima da cama, e depois me convidar a deitar contigo nela, como eu sonhava.
Sempre sonhei beijar-te, abraçar-te como nunca fiz antes com outra pessoa, queria me deitar do teu lado, olhando pela janela a lua, e ouvir tu a contares algumas histórias do passado. Quero escutar-te falar do nosso futuro como nosso futuro vai ser, e completar os sonhos da nossa vida com a tua, e a minha imagem nele.
Quero que ignores a improbabilidade da nossa jornada, e fales da casa que teremos no campo na cidade no nosso futuro. Quero que a descrevas com todos os detalhes que fale de um jardim que construiremos, e dos cachorros também.
Pois é meu amor vamos vivendo a sonhar, sabendo que pior que a convicção não e a incerteza do talvez, é a desilusão de um quase, o quase é que me incomoda, é que me entristece, é o que me mata, o quase é tudo o que poderia ter sido e não foi, sonhar é um sentido muito belo, mas um sonhador nem sempre tem a sua beleza.
A nós basta-nos pensar nas oportunidades que nos escaparam pelos dedos, nas chances que perdemos por medo, nas ideias que nunca saíram do papel por essa maldita mania de viver agarrado ao sonho. Perguntei muitas vezes, o que nos levou a escolher uma vida morna, ou melhor não me pergunto, contesto. A resposta eu sei de cor, está estampada na distância e na frieza dos sorrisos, na frouxidão dos abraços, na indiferença dos bons dias, quase sussurrados.
Muitas as vezes nos sonhos sobra covardia e falta de coragem até para ser feliz, a paixão pode até queimar, o amor pode nos enlouquecer, o desejo trair. No meu sonho o meu amor é você, talvez fossem esses os ingredientes de bons motivos para decidir entre a alegria e a dor, ou sentir o nada, mas não são.
Se a virtude estivesse mesmo no meio-termo, se o mar não tivesse ondas, todos os dias seriam nublados e o arco-íris em tons de cinza. O nada não ilumina, não inspira, não aflige nem acalma, apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si.
Sabemos que a fé não move montanhas, que todas as estrelas estão ao alcance, para as coisas que não podem ser mudadas, resta-nos somente paciência, porém, preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer. Os erros podem ter perdão, e até podemos ter muitas chances de amores impossíveis.
Mas de nada vai adiantar cercar um coração vazio ou economizar a alma. Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance. Não deixe que a saudade te sufoque, e me sufoque a mim, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie sempre do destino e acredite só em você, nunca troque o possível pelo impossível, como aceitar conselhos sobre o seu amor, o seu amor, não pode aceitar conselhos de outros é seu, só seu. Gaste mais horas realizando do que sonhando, fazendo que planeando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morreu pode estar vivo, e quem quase vive já morreu.
Onde o amor impera, não há desejo de poder, o poder predomina, não pode haver falta de amor, um é a sombra do outro e nos ciúmes existe mais amor-próprio do que o verdadeiro amor. Passamos uma vida inteira a sonhar, mas um dia descobrimos que nem todos os sonhos se tornam realidade.
Hoje todos os meus sonhos são reais, já pouco acredito nas histórias e nos sonhos que me vêm contar, decidi parar de sonhar, foram muitos sonhos durante na minha vida.
Quero que saibas que o meu ultimo sonho, foi o mais lindo sonho da minha vida, e foi com você! Sonhei que era uma manhã de domingo, acordei a teu lado e beijei você. Isso me fez doer meu peito e muito, porque eu naquele momento pensei logo, que eu e você nunca seremos nós.
Eu queria era saber como se esquece alguém que se ama, como se esquece alguém que nos faz falta, que nos custa, que nos faz lembrar que estamos vivos.
Quando alguém que se ama vai embora, como fazemos para ficar aqui sozinhos sem defesas. Preciso urgentemente saber como é que se faz quando a pessoa de quem se precisa já não vive connosco, sei que os amores acabam que muitos deles nem chegam a começar, mas preciso de saber como é que se esquece alguém que se ama.
Não importa onde moras onde vives, onde estás, longe ou perto, podemos morar na rua 17 de Janeiro, no número 31-11, podemos até acordar todos os dias pelas oito da manhã, e tomar café juntinhos olhando a traseira de tua casa, do teu apartamento, mas talvez você com ele nunca mais faça nada disso.
O homem dos seus sonhos pode não ser milionário, não ter muito dinheiro mas tem muito amor, muito tempo para você, para te dar atenção, porque ama e faz as coisas que realmente gosta. O homem dos teus sonhos pode não ser poeta mas pode ser a própria poesia. O que acontece é que talvez ele não venda os seus valores e não tente ser o que não é. Acredito que o homem dos seus sonhos erre, claro que erra! E que depois volte a errar novamente, mas depois pode ser que se arrependa do que fez e até te peça desculpa. O homem dos seus sonhos pode ser esquecido, desatento, talvez não tenha um Q.I muito grande, e até seja um pouco esquisito, mas você vai sentir a sua humanidade e vai saber que quando ele amar, amará com o espírito. O homem dos seus sonhos será aquele que apesar de suas falhas ele se esforçará para te fazer o bem. Ele sofrerá, errará, chorará, superará, e às vezes até desiste, porque o homem dos teus sonhos é real num mundo onde a perfeição não existe.
Vou indo amor, isto só está a ser um pouquinho difícil de eu me acostumar como deves entender, eu não estava preparado ainda, tenho que descobrir como se faz para esquecer alguém que se ama. Este amor me devora, tira de mim tudo aquilo que me mantêm na realidade. Sonhar já não quero sonhar, prefiro viver acordado para desejar como desejo tudo que me recordo de você, o teu beijo, o teu olhar, tudo que é teu meu bem, eu não tenho controlo sobre mim meu coração dispara, mas vou fazer um esforço prometo, vou aceitar o teu silêncio e voltar há minha realidade sem me perder de novo, e vou buscar o meu mundo perfeito.
Sabes quando eu soube que era amor o que eu sentia por ti? Foi quando eu te vi, pela primeira vez, quando eu te vi ali em frente de mim de verdade, quando os nossos olhares pela primeira vez se encontraram. Foi ai que eu senti todo o amor que eu tenho por ti.
O meu estômago a revirar de nervosismo e medo, era uma mistura de sensações que eu nunca tinha sentido, algo muito estranho, mas ao mesmo tempo muito bom. Foi nesse dia que eu me reencontrei após muitos anos, que eu senti, que afinal estava vivo, e foi ai, que encontrei o teu abraço, um abraço aconchegante, que me tinhas prometido durante anos, e me fez sentir uma segurança enorme. Naquele momento em que os nossos lábios se uniram num beijo, meu mundo parou, e não quis saber de nada mais, só queria ficar ali, para sempre, sentindo o teu coração bater aceleradamente seguindo o ritmo do meu. E eu cheguei a pensar no nosso sonho, aquele que nós os dois sempre tínhamos sonhado, mas não, você estava ali, era real, verdadeira, era sim, você e eu nos beijando!
Na verdade, eu hoje sei, que você é o motivo do meu mais sincero sorriso, do brilho do meu olhar, é a razão pela qual não me faz desistir, e me faz querer continuar a tentar sempre, quero ficar a teu lado, quero ficar contigo, porque te ver sorrir me dá forças para quebrar todos os obstáculos da minha vida, me dá forças para ultrapassar todas as barreiras, e coragem para enfrentar tudo e todos. É por você que eu luto e lutarei, eu vou tentar vencer esta luta, mas se você me ajudar amor, tudo vai ser mais fácil, porque a minha vida só tem sentido, se você estar comigo.
Como eu lembro as nossas idas à cidade no transporte público encostadinhos um no outro, lado a lado, unidos e felizes. Comentávamos tudo que víamos, sorrindo sempre, num sorriso aberto, feliz e carinhoso, passamos a ser conhecidos e admirados, por onde passávamos eu sentia na Havana e outros locais. Como me lembro dos teus lábios quando sorriam sempre me desafiando para um beijo.
Querida, lembra quando fomos passear no parque da tua cidade, nós nos amamos muito e nos beijamos, sempre juntinhos de mãos dadas lembra? Amar é andar de mãos dadas por esse labirinto estranho e mágico que é a vida. É não perder o outro de vista como sempre o fizemos, mas deixá-lo respirar quando preciso for. É enfrentar o medo do abismo, da verdade, da dúvida, da certeza. É abraçar apertado para curar as dores, tristezas, insucessos. É dar um sorriso inocente no meio do dia, simplesmente por saber que o outro existe, amar é tudo isto, e muito mais, eu tentei fazer tudo isto, juro.
Ai como eu lembro daquele dia que você me levou a comer um açaí, numa loja que você conhecia, “me senti tão bem nesse dia, me senti tão feliz,” e de seguida fomos passear no parque onde você brincava na tua infância. Caminhamos no parque, e fizemos exercício físico na academia que tinha no parque.
Como era bom quando fazíamos as caminhadas juntos, sentíamos que o mais importante era ficar atentos aos movimentos que um e o outro fazia-mos, como eu me sentia tão feliz por caminhar a teu lado, e como era tão bom.
Lembro da feira que fazias aos Sábados, do quanto você gostava de lá estar na feira, eu ficava ali admirando você, a sua alegria com o Sr. Chico, a Dona Maria, e eu só em ver você feliz, me sentia também, muito feliz.

Os nossos jantares românticos, nossas idas ao shopping e nossas conversas desproporcionadas só para termos tema para conversar.

( ÚNICA MULHER ) HD

Joaquim Rodrigues

(UMA HISTÓRIA VERDADEIRA - II

           
Joaquim Rodrigues


                                                                              II



O AMOR
                                                             
Ao resolveres terminar o sonho de muitos anos, tu matas o teu amor, e tudo o que sonhaste. Você um dia jurou que tinha sonhado com um amor, e esse amor já o tinha encontrado! Mas então, você não foi fiel ao seu sonho, não foi fiel ao seu amor.
Um dia você me ensinou. Quem ama perdoa e cuida, quem ama sente e chora, socorre escuta, e quando é preciso cala. Quem ama fala, mesmo quando a frase é difícil de pronunciar, quem ama confia, e aguarda, ajuda, dá a mão, quem ama é os olhos do outro, no meio da escuridão, vive, e ajuda a viver, quem ama não machuca é fiel, e diz.
 - Estou sempre a teu lado, nunca te abandonarei seja em que ocasião for, quem ama é amigo em todas as horas, porque só quem ama pode entender o quanto vale estas simples palavras.
Onde o amor impera, não há desejo de poder, onde o poder predomina, não pode haver falta de amor, um é a sombra do outro, e é nos ciúmes que existe mais amor-próprio, do que o verdadeiro amor.
A gente parece ter gasto todas as palavras. Tudo o que nos ficou já não chega para afastar este frio da nossa alma, só menos o silêncio, onde nossas mãos já não têm força para acariciar nem para acertar o relógio do tempo, e as pedras das esquinas também. Em nossos olhos saem lágrimas salgadas, inúteis, e você no seu silêncio mortífero e continuado, parou tudo, até o tempo você parou.
Eu sei que amar é ter o prazer de conseguir estar sozinho, é ter o prazer de descobrir que existe alguém com quem se quer passar o tempo todo, incluindo o tempo que se quer passar juntos e o tempo que se quer passar sozinho.
Eu sei que amar é um casamento de solidões que, gozam o prazer da junção, mesmo assim não prescinde dos prazeres de duas solidões juntas, estejam momentaneamente separadas ou não
Quando amamos alguém, é uma coisa egoísta mas que só nos faz bem, só se a pessoa amada nos contra ama também. Ser amado alivia muito a loucura de amar e de ser obrigatoriamente infeliz por causa disso.
Quando nos sentimos amados é a melhor sorte que se pode ter, não são milagres que aconteçam por acaso, é preciso trabalhar com leviandade, por muito cheio de amor que o coração esteja para que esses milagres, facílimos, comecem a habituar-se a acontecer regularmente, amar alguém é um alívio é poder deixar de pensar que cada um de nós é marginalmente mais importante do que qualquer outra pessoa que nasceu nesta vida e neste planeta.
Amar alguém é um baluarte contra o mundo, um salvo-conduto, uma casa aonde não só se pode regressar como ficar fechado dentro dela, sem precisar de sair, amar alguém é a única e, verdadeira distracção.
Os que não amam, muitos porque têm medo de se entregarem, outros chamam obsessão ao amor sem saber que o amor é o grande apagador de insignificâncias e a única maneira de fazer coincidir a alma e a atenção em duas vidas.
Podes chamar ao meu amor de loucura, podes gritar ao mundo que sou um louco, e preciso de ajuda psicológica como forma de fuga, podes fazer o que você quiser. Eu ficarei aqui escutando o teu silêncio com o meu orgulho. Afinal eu tenho uma certeza, eu na minha vida amei muito, eu sei o que é o amor.

Eu como nunca acreditei, que você por causa de uma coisinha tão banal, e tão pequena, e até mal-entendida, você ao fim deste tempo todo, queira agora jogar toda a nossa história linda, e todos os nossos momentos de amor no lixo! Eu não acredito, porque somos pessoas civilizadas. Então porque não aproveitar a vida e ser feliz? Tens de começar a entender minha querida, que discordâncias e discussões fazem parte da vida, todos têm discussões e, se bem digeridas e assimiladas podem até levar ao crescimento espiritual das pessoas envolvidas, você sabe disso. As pessoas podem aprender umas com as outras a partir da discordância! E como tal as discussões entre pessoas muitas vezes são muito importantes, porque então gastar tempo, nos queixando que discutimos?
O mais importante é que você nunca pode esquecer do que estava conversando com a pessoa que te ama, e que você diz amar. Todas aquelas promessas para o nosso futuro não é fácil esquecerem amor? Apagar da nossa memória e do nosso coração todos os bons momentos que vivemos juntos, todas as boas sementes que estávamos plantando juntos, nunca vai ser fácil, nem para mim nem pra você. Tenha a certeza disso.
É verdade, ainda lembro quando a minha alma estava sossegada até o desconhecido entrar nela, quando chamou por mim, eu, o deixei entrar, e foi desde esse dia confesso, que nunca mais eu fui a mesma pessoa. Por isso hoje ainda carrego todas essas dores que o desconhecido me causou na minha vida.
Existem muitas dores, mas só uma dor o desconhecido pode curar, “e eu sabia disso” como a dor que eu sentia era forte demais, fui tentar a cura, mas não a consegui curar. Hoje dou comigo muitas vezes a pensar, que talvez esta minha dor seja só alguns sentimentos, que a gente nunca os deve abandonar.
“Lembro-me do primeiro dia que saí contigo meu amor, foi na véspera de Natal! Fomos passar o Natal a casa de uma amiga tua, lembras-te? A casa estava lotada de familiares da tua amiga, pudera, era noite de Natal, não é verdade? Tu conhecias não só a tua amiga, como muitos dos seus familiares, e alguns dos outros presentes também, - só eu, era o único estranho naquela casa, numa casa que nem era a tua casa, - numa noite de Natal - e por ser verdadeiro, estávamos nós os dois, naquela fase normalíssima de adaptação um ao outro”.
  “ Sempre ouvi dizer que o mundo sempre se sentiu muito feliz na noite de Natal, e que o Natal trás união confraternização familiar, que é o dia ideal para conviver entre os amigos e familiares que vivem distantes, e que a felicidade é de Deus e do amor”.
Mas também sabemos que nem todos nós nos podemos gabar de ter uma família para nos sentir felizes, nem uma noite de Natal igual. Todos nós sabemos que existe seres humanos sem pão nem cama todos sabem!
 “Naquela noite de Natal, eu não tinha razão para me sentir triste, de maneira nenhuma, estava cercado de pessoas, tudo muito divertido, mesas cheias de comida e bebida, eu fazia-me acompanhar de uma mulher linda, que eu amava, e que me fazia sentir orgulhoso de estar a seu lado, que mais eu podia desejar? “
De repente não sei porquê, comecei me sentindo um pouco triste nessa noite de Natal, só por ver você muito distante de mim, você preferiu trocar entre o ficar juntinho a mim, e o andares lá no meio de uma sala cheia de gente.
 “Como esta noite de Natal, convidava a ser uma noite das mais belas noites, de todas as noites, que eu já vivi!”
“Afinal, tu deixaste-me ali sozinho, enquanto te divertias de copo na mão, no meio de todos os convidados.
Nunca deixes o teu namorado sozinho, repara sempre quando ele, mais precisa da tua presença da tua companhia, sabia que ele era um estranho em adaptação a tudo, naquele momento ele era quando mais precisava de ti, mas tu meu amor, não reparaste nisso.
Ama o teu namorado a cada momento, a cada minuto, como se fosse o último minuto de tua vida, nunca saias do lado dele, ele está precisando sempre de ti, “e naquele caso muito mais ainda “. Olha que só assim tu vais ter a certeza de que realmente o ama.
Acredito sinceramente que não o tenhas feito de propósito, mas na verdade eu me senti tão mal, nessa noite de Natal, porque tu eras a única pessoa que eu conhecia.
 Amor, você deveria ter ficado ali juntinho a mim, dando-me carinho, falando comigo, ambientando-me, e me conduzindo para junto de quem tu achasses que devias.
Este nosso amor para mim era especial, sempre foi especial, como ele aconteceu só pode ser especial. É que só uma vez, cada uma pessoa e em cada vida acontecem este tipo de amor, é um amor que pertence ao Céu, é incondicional, quando acontece é para sempre, é como uma marca, uma infinita lágrima de alegria, ou um abraço sem fim. O que é difícil é descobri-lo no meio das tempestades do nosso coração, eu descobri no meu, levei-o comigo te dei a ti, nunca pensei que que o deitasses fora. Este amor merece ou merecia muito mais, merecia até um pacto. Deveria ser assim, combinávamos os dois juntos. Quando a gente achar que o amor está acabar, os dois prometemos juntos.

 - Prometo lembrar todos os motivos que um dia me fizeram amar assim você, está bem? É que nem todo o ponto final indica o fim de uma história linda, pode ser só o começo de um novo parágrafo.

(EXTREMOS OPOSTOS) HD

Joaquim Rodrigues

(UMA HISTÓRIA VERDADEIRA) - I


Joaquim Rodrigues

                                                                          
                                                                               I


A VIAGEM

Em dois anos e meio de amor virtual, muitas foram as palavras vazias ditas como se fosse uma vida a dois, transformados em dois inúteis que na verdade não adiantou nada. Afinal, somos duas pessoas que apenas ditamos frases mal ditas, duas pessoas simplesmente fúteis que melhor seria permanecer calados nesta existência virtual, onde a amizade desperta o amor, e onde todos os momentos são iguais, e onde um dia a previsão do tempo falará mais forte por nós, falará de coisas constantes e sabiamente banais.
  O sentimento se tornou tão vulgar tão corriqueiro e talvez em tão pouco tempo, que talvez seja apenas uma sensação, que tem os seus dias contados, e passe a ser uma sensação passageira e nada mais, nesta vida virtual. Vejo o amor no meu imaginário, e penso como seria um encontro no real, seria maravilhoso. 
  - Ficamos colados um no outro, partidos aos pedaços, assim, um desejando o outro, e então vivemos esse momento majestoso, o momento que sempre desejamos, e ai sim, onde tudo é possível nas nossas fantasias criadas, e no equilíbrio da realidade virtual encontraremos a dita felicidade imaginada, e deitamos fora a solidão, e o pesar de uma vida sofrida de dois ou muitos anos, e esmagamos com a realidade a vida virtual, e o fantástico acontece, as ilusões passam a ser reais, e nada mais vamos perder.
  Foi assim que eu e ela, sempre pensamos, contávamos tudo um ao outro, os bons e os maus momentos das nossas vidas, do nosso passado cheio de amarguras, de tristezas, que as nossas vidas nos deram, das doenças, e das conversas com Deus, pedindo para que nos desse um pouquinho mais de saúde e sorte nas nossas vidas. Prometemos ser capaz de cuidar um do outro até ao fim de nossas vidas, sem nunca nos enjoarmos, um do outro, e a jura estava feita só entre nós os três, eu, ela e Deus? Tudo era falado ao pormenor na câmara de vídeo, que nós os dois tínhamos escolhido juntos, e foi ai, que prometemos um ao outro um amor infinito, e foi assim também que aprendemos amar a nossa imagem, enquanto tudo isto ia mexendo com o tolo do nosso coração, e o amor aconteceu?
  Nunca vai ser possível alguma vez, acabarem com o amor, nunca! Nem as rugas, as marcas do tempo, nem a distância. Está provado, pensado, verificado, que por causa disso eu estou aqui, e levanto solenemente as minhas mãos, e faço um juramento
  - Amo firme, fiel, e verdadeiramente.
  Quando mandei a tristeza embora, passei a saber do que mais amei , e do que eu mais amo em ti. O que eu amo em ti, são os teus beijos, o teu carinho, o teu olhar doce, a cor dos teus cabelos, amo os teus ciúmes descuidados, e até muitas vezes fiquei triste por não ser eu sozinho a recebê-los, até o jeito do teu caminhar, eu amo.
Só nunca gostei foi da tua desconfiança que sempre me fez sentir infeliz, alem de nunca ter sido capaz de ignorar os teus ciúmes, e toda aquela distância que me obrigavas a sentir como dependência de ti, mas amei os teus abraços. Eu amei também, quando me seguravas a mão para eu não cair, quando me acarinhavas e eu ficava sem jeito, com vontade de chorar. Quando tu te desviavas de mim sem me avisar, sem pensar que isso afectava toda a minha vida, inclusive o meu amor, tu não sentias a dor que me estavas a causar naquele momento, que era forte, mas mesmo assim, mesmo depois disso tudo, eu vou esperar que seja o melhor para nós os dois.

Talvez só três pessoas em mil possíveis fariam a viagem que ele fez de Portugal ao Brasil, e nas condições que ele a fez. (Conheceu-a na Internet, e logo foi ter com ela sem ter a certeza quem ela era, sem ter a certeza que ela o fosse esperar naquele Aeroporto tão longínquo.
Nada ele conhecia, e viajar em classe turística, sem ter estadia marcada “Hotel “ fazer uma viagem tão longa sozinho sem companhia, é dar um tiro no escuro, é se entregar a Deus e a sua sorte, porque será que ele se sujeitou a tudo isso, e viajou nestas condições tão adversas assim.
Sete mil, quatrocentos e oitenta e sete quilómetros, é a distância entre Portugal e Brasil. É verdade, são esses os quilómetros que nos separam, e não são poucos pois não? Mas como um dia eu te prometi, não são nada comparados com o tamanho do meu amor por você.
Afinal aquele homem que tu conheces bem, e que você sempre duvidou dele, é um tolo varrido, não acha amor?
  Ele aceitou o teu pedido, porque quase todos os dias você pedia chorando para que ele fosse ter contigo, porque estavas a morrer de amor por ele, e já não aguentavas muito mais tempo, falavas de amor chorando, as lágrimas escorriam no teu rosto, e eu logo me comovia por te ver chorar por mim. Não demorei então a te prometer um dia!
  - Calma meu amado anjo, prometo que eu te quero abraçar e beijar, tu queres isso, também não é verdade? E tu respondeste que sim.
 Quando esse dia chegou, eu cumpri a promessa, e lá fui voando ter com você. Voei, para os teus braços como você me pediu, e foi assim que aprendi que a distância não mata o amor, que a distância aumenta é a saudade, e que mantém é viva, a vontade de estar ao lado de quem mais amamos.
  Minha querida, sabes o que eu mais queria na minha vida agora? Queria voltar a ter você nos meus braços, para te abraçar e beijar, e assim estarias pertinho de mim, e eu não sentia a dor que estou a sentir agora, a dor da saudade que cheguei a pensar não voltar a sentir, te tinha ali sempre à mão, para te acarinhar, e te embrulhar nos meus abraços. A verdade é que era isso mesmo o que eu mais queria.
  E lá fui eu minha amada ao teu encontro, eu nunca me preocupei com a distância nunca. Eu queria era que meus sonhos se tornasse realidade, eu queria era realiza-los, era urgente ter o teu amor não era isso que tu falavas também? Era urgente destruirmos certas palavras que a gente criava, eram palavras cruéis, lamentos de solidão, que nos cortava nossas almas como pontas de espadas, aprendemos amar na tranquilidade, onde o amor era saudade nessa distância.
 - Voa, vem directo, dizes tu, voa, meu amor, voa, vem para o meu lado, voa directo para meus braços, vem cá me ver, vem amor ninguém vive sozinho, vem até mim, vem, eu não consigo viver sem ti vem, eu posso ter aprendido a viver assim longe de ti, mas cria-me saudade e desejo.
  E eu lá fui ter contigo, voei que nem uma andorinha ao teu encontro, e tu lá estavas me esperando, não tinhas esquecido como eu cheguei a pensar. E quando eu mal te vi ali parada olhando o tolo chegar, me emocionei, tu nem reparaste nisso, era uma emoção de alegria por te ver, tu estavas linda, e eu fiquei sem jeito.
  Então senti uma vontade enorme de te abraçar forte contra meu peito, te beijar como a gente vê no cinema, e eu te beijei com todo o meu amor, com toda a minha força, toda! Mesmo estando muito cansado de uma viagem voadora de dez horas, sem dormir. Sussurrei no teu ouvido.

 “Venho de muito longe amor, venho completar, e me completar a mim, venho fazer renascer todos os dias perdidos, eu não quero continuar sentindo frio por causa desta distância, não quero que isto acabe mais. Eu te amo muito, eu te amo mais que tudo neste mundo, você sabe disso, você vive há muito tempo no meu coração.