Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de maio de 2017

"AMOR NO PARQUE"


Joaquim Rodrigues

Pode parecer cruel mas era no meu muro, que tinhas o teu ponto de equilíbrio, e eu amava ver o meu amor respeitado como tem que ser. Os passeios contigo eram sempre como entrar num belo e anestesiante paraíso que eu não conhecia. Então já lá no jardim dos amores-perfeitos, eras só tu que contavas malmequeres.
Quando tudo mudou, quando era mais forte do que alguma vez fora e, desde aquele dia, tenso como nunca mais. Perdia-me sempre nos teus passos quando te encostava a um lugar que tu conhecias, assim como no muro, ou me pedias para sentar num banco do jardim para poderes ficar ali a olhar nos meus olhos, e me fazias sentir que não existia, que não estava exactamente atrás de ti a fazer-te subir nas pontas dos pés até aos olhos vítreos, na parede do louvor à pressão.
Pode não parecer, mas saiamos do jardim do parque-da-cidade onde me levavas, muito antes que as portas fechassem, e perto da nossa hora limite, a fazer fé no martírio que desatou a apossar-se de nós os dois, quando nos começávamos a sentir já infelizes, desconfiado um do outro e de tudo, e muito antes do após abandono. Nesse dia, o que deixamos de consumir ardeu a sós e ardeu para sempre.
Ainda me lembro, à medida que nos aproximávamos das árvores, era o cimento da cidade que começava a aparecer mais líquido. Desorientava-se da formação matriculando-se no tronco, nunca mais calçada, e muito menos cinza, uma antecipação de subida rubra.
Sei como nos perdíamos com o olhar pela copa daquelas árvores lá no parque, e como lá em cima, sendo perto, parecia tao mais longe do que o lado oposto do lago que lá existia. E como toda aquela paisagem imensa oferecida aos meus olhos me fazia tão bem, aos meus olhos, porque tu já conhecias, e eu só com meu olhar te agradecia.
Desabotoávamos o olhar do plano geral para chegar à geografia das folhas, à circunferência da copa das árvores, a poucos metros altos. Mas quando me pedias que eu subisse, ou me levantasse, fazia questão de te dizer que nunca recolhi folhas que não se inscrevessem poesia no chão, “Nesse tempo tudo era poesia, aquela poesia que ficou gravada do meu peito aquela que aqui eu escrevo”. Quando afinal comecei a perceber da minha fragilidade, me senti muito só, era como desejar o que nunca fui capaz de ter.
Só em lembrar já pode ser cruel, porque passou a ser com medo que frequentei aqueles lugares. Não me sentia capaz de reconhecer quem eu era, e com quem eu andava. Era eu e um ritmo tonto que eu não conseguia controlar, uma falta de confiança por nunca conseguir, te sentir completamente comigo, completamente a meu lado, por nunca saber o que estava a chegar de novo, ou um olhar de querer que o tempo passasse que me deixava completamente desconfortável.
Mas deambulava sem heroísmo a teu lado, e sentia no teu olhar uma falta de confiança em mim até chegar a coragem de confesso, que afinal nunca tinha existido, e que a comoção estava gasta, e que todas as agitações só apareciam em pequenas porções relâmpago, sempre por lugares onde tu me levavas, lugares que me fazia esquecer tudo, até folhas secas, que com o tempo foram perdendo as vísceras. Eu quis sempre esvaziar-te em mim, encher-me por dentro com as cordas do baloiço, entregar-te ao meu suporte, cada caminhada a teu lado parecia um infinito.
Mas passou a ser amargo o tempo, porque tu assim o querias, trocavas o meu tudo que era só teu, por todos os avisos que vinham de fora de nós, e assim fazias de um lugar só nosso controlado por o outros indesejáveis seres que nada nos acrescentava, mas que nunca deixaram de andar ao nosso lado. Até no lago do parque que para mim fazia parte do meu paraíso, não nos deixavam em paz.
E sem perceberes, tornavas o lugar não só escolhido para nós os dois, mas sim para muitos outros, e tu nunca te preocupaste para que eu não percebesse. Fazias do lindo passeio do parque algo que já lá não tinha chão onde pudesse apanhar folhas secas.
Bem antes dos portões se fecharem, eu olhava para a copa do muro que desfilava em cimento entre árvores, e sem ponto de passagem e sem plano geral, obrigavas-me a dizer mil vezes o que faço eu aqui.
(15/05/2017)
Joaquim Rodrigues