Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de abril de 2016

( UMA HISTÓRIA VERDADEIRA ) - VII



                                                                       
Joaquim Rodrigues


                                                                            VII

                                                                

DEFEITOS
                                                                    
Posso eu ter muitos defeitos, posso até, viver muito ansioso stressado, irritado como você me diz muitas vezes, mas nunca esqueço quem eu sou, e o que eu sou capaz, a minha vida é a maior vida do mundo pode ter a certeza, nunca me dei bem, foi com quem fala mal de mim, muito menos quando eu não falo de ninguém, ou sou acusado de dizer o que não digo.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz, é deixar de ser vítima dos problemas, e se tornar autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recanto da tua alma. E agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Caminhar sempre feliz, e não ter medo dos próprios sentimentos, saber falar de si mesmo, nunca falar dos outros. E ter sempre coragem para ouvir os outros mesmo que seja um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta, e não ficar acusar os outros, enquanto você não pára de criticar.
O humano é mesmo um ser complicado, sempre culpa os outros pelo seus próprios fracassos, são poucas as pessoas que se culpam por ser um fracassado na vida. Quase sempre alguém tem culpa pelos seus próprios erros e defeitos, essas pessoas falam assim.
 - A vida é culpada de tudo o que eu faço, dizes tu, a culpa é mesmo tua, tens alguma dúvida? Dúvida quem quiser! Vira-e-volta-a-virar e colocam a culpa nos outros, aliás, isso é quase um vício que dá certo alívio. Mas por que se faz isso? Para mostrar o quanto cada um é "perfeito"? Ou por que é mais fácil ficar eternamente agarrada, aos sonhos de infância, à terra do nunca?
A tendência do ser humano é não querer ver os seus defeitos, nem admitir os seus problemas. De uma forma projectiva jogamos nossos erros para o outro, e evitamos olhar para nós mesmo. Quando a pessoa se sente culpada, se acha fraca e, quando faz o movimento de culpar o próximo, ela sente-se mais forte, mas na realidade está se defendendo do erro que acaba de cometer, esse processo é uma tendência infantilizada, vemos muito isso nas crianças, as crianças quase nunca admitem os seus erros.
Convidaste-me a ir a tua casa, para fazer o quê querida? Quando se é convidado só terias de ser simpática nada mais. São as mesmas pobres palavras que tanto nos servem para exprimir a mentira, como a verdade.
Uma pessoa que precise de dinheiro para pagar suas contas mensais, não pode ficar sentada esperando que alguém por milagre as pague, se existe ai algum erro, tem de ser assumido, por quem erra, não ficar a culpar os outros que falta pagar a conta do senhorio. Os nossos sonhos não passam disso mesmo de sonhos, quem não se entrega há vida trabalhando honestamente para viver honestamente, será sempre um fracassado, não podemos culpar nada nem ninguém da nossa própria desbastação, Deus está connosco é verdade, mas espiritualmente, não é Deus que nos pagará as contas da Água ou do telefone, temos nós de o fazer. Na vida todos temos obrigações, sonhe, mas seja você a cumprir seus sonhos, nunca queira que outros os cumpram, o que vier por fora, será uma mais-valia.
O que também é preciso é amadurecer, senão a vida com a sua realidade nos engole. Quando você transfere culpa, dá ao outro a responsabilidade pelo seu próprio erro, faz o outro ficar fragilizado com a culpa que não tem, o outro pensa sempre mal de si, e do que você será capaz, “O que será que vem a seguir? Pergunta-se ele,”. Ele começa a se distanciar dos seus temas, do que você quer e pede, e você passa para ele, de uma mulher interessante, para alguém vista como inimiga.
Sendo assim, como rever este padrão repetitivo, você sabe? Quando você acusa, tem que perceber que incomoda o outro, analise friamente a situação, se não culpar o outro, logo está admitir o erro e se liberta, e assim é mais nobre, mais honesta.
Pare de tentar ser perfeita, tem de saber que todo mundo tem defeitos e fraquezas tem erros. Assuma os seus.
Para você me entender melhor assista ao filme "A Origem" e veja como o personagem de Leonardo DiCaprio é atormentado pela culpa, e como ele resolve no final.
O curioso da obra, que em inglês se chama "Inception", é que ela nos remete à criação do mundo. "Inception", em inglês, significa "princípio". Então, flutuam as perguntas: "Estaria Deus
Dormindo ou acordado quando nos criou? E a culpa é divina ou foi criada pelos homens como mais uma forma de controlo? Se eu tenho culpa, logo devo a alguém, logo me enfraqueço e sou facilmente manipulado".
Sei que a Culpa e o medo andam de mãos dadas junto com a insegurança, por isso jogamos a "batata quente" para cima do outro, enfim, difícil é jogar tudo paro o alto, e conseguir vencer tudo isso.
Eu só amadureci no amor quando parei de jogar a culpa nas minhas namoradas, nas minhas companheiras, a quem eu me entreguei e amei. Foi quando eu resolvi assumir os meus “erros” só assim os meus relacionamentos podem durar muito mais.

Com você nem tudo foi mau, você de início foi sim, minha amiga, minha fiel companheira tenho de reconhecer isso. Talvez eu nunca reparei em tudo, porque tudo comigo era amor a seu lado, e como amei tanto você, talvez o amor não me deixasse ver melhor tudo o que ficou de melhor, para esta nossa história.
Serão sempre os melhores momentos que ninguém vai poder nos tirar, esses momentos sempre ficarão para a história, como esta minha entrega a você, fez de mim um homem feliz.
O meu muito obrigado então por todos os momentos felizes que você me proporcionou, agradeço do fundo do coração, fui sim muito feliz obrigado! Obrigado também a todos os teus amigos e amigas, ao senhor José, a tua amiga Elisa gente boa! Obrigado a todos vocês pelo dia Feliz que passei com vocês.
Na vida de vez em quando acontece isto, passamos um dia muito feliz, como esse domingo na chascara do Sr. José, foi um dia que é o contrário da vida, porque desde o primeiro ao último momento com você a meu lado, eu fui o homem mais feliz do mundo. Um dia bem passado e feliz, é um dia que se passa quase às escondidas por vezes parece mais roubado do que um beijo como todos aqueles que eu te roubei. Um dia bem passado e feliz, só podia ser ao lado de você, minha amada.
Ao lado de seus amigos, de quem eu fiquei amigo também. O dia foi muito divertido, comemos churrasco, bebemos cerveja e vinho, tomamos banhos de piscina, e nos divertimos imenso subindo aquela selva toda até ao topo, um pequeno paraíso, e demos muitos beijinhos.
Amor, você sabe que qualquer dia passado a seu lado, você consegue mudar a minha vida por completo? Fico tão feliz que não pareço eu, você me faz tão feliz que consegue transformar todos os meus dias tristes, em dias mais felizes, me enchendo de amor e carinho. Nesse Domingo eu senti tanta felicidade tanta! Que se eu pudesse distribuir essa felicidade, eu faria meio mundo feliz acredita?
Você deixou a minha vida cheia de prazer com muitos motivos para sorrir, fez a minha vida ganhar cor, você deu sentido a ela, e conseguiu transformar num homem de verdade muito mais que Isso, transformou-me no homem que eu sou agora, nesse dia você me mostrou que amar não é sofrer, muito pelo contrário, amar é a coisa mais maravilhosa deste mundo e foi você que me ensinou a amar de verdade.
Quero deixar também os meus agradecimentos aos teus amigos, pois foram eles que nos propuseram que pudéssemos sentir nesse dia, toda esta energia do nosso amor. A eles eu quero dizer o seguinte.
 - Os amigos cada vez se vêem menos, parece que só quando éramos novos tinha-mos o direito a ter amigos, quando trabalhávamos ou nos juntávamos em algum evento. O tempo não passa pela amizade, mas por aquilo que eu sinto, amizade passa pelo tempo, por isso é preciso segurá-la enquanto ela há! Mesmo muito distantes, Somos amigos para sempre Ok? Embora entre o dia que ficamos amigos, e o dia de morrermos vai uma distância tão grande, como a nossa própria vida.
E ao meu amor tenho umas perguntas a fazer! Amor, se eu te disser que tudo em você me fascina, você acredita? Então, e se eu dissesse que teu sorriso me fascina, seria exagerado amor? E se eu dissesse que o teu olhar, quando encontra o meu, me hipnotiza, também acredita? Se dissesse que o teu beijo, o teu toque, me viciaram? Você já não acreditava pois não? Está bem, não acredite mas te digo, faz muito mal não acreditar!
Tudo o que eu passei com você, foi incrível, como você chegou na minha vida me fez feliz, e o mais incrível ainda é que o mundo ao nosso redor via isso claramente, você afastou qualquer dúvida qualquer receio ou medo que eu tinha quando eu pensava em voar até você.
Só te quero dizer, eu não preciso só de você amada, eu quero você sempre a meu lado.
Por isso tudo amor, eu tenho uma maneira de agradecer um pouquinho, por cada sorriso que me aparece quando me lembro de você, se é que esqueço por algum minuto. Isto se não fosse amor verdadeiro não havia planos, vontades, ciúmes, nem coração magoado. Se não fosse amor verdadeiro não havia desejo, nem este medo de solidão, se não fosse amor verdadeiro não existia saudade nem pensamentos em você, se não fosse amor verdadeiro, eu já teria desistido de tudo.

Nenhum comentário: