Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de março de 2017

"Amém" HD

Joaquim Rodrigues

"Difinição de Amor"



                                                                   Joaquim rodrigues

Um velhinho entrou num consultório médico para fazer um curativo, pois numa tarefa de casa tinha-se magoado numa mão na qual havia um profundo corte. Muito apressado o velhinho pediu urgência no seu atendimento, pois tinha um compromisso muito sério a fazer.
O médico que o atendia levantou os olhos na sua direcção e muito curioso perguntou.
 - O que tem você a fazer de tão urgente, para ser mais importante que o corte de sua mão? - perguntou o médico.
O simpático velhinho logo respondeu.
 - Todas as manhãs eu tenho de visitar a minha esposa que está em tratamento numa outra clínica com o mal de Alzheimer e em fase já muito avançada.
O médico, preocupado com o atraso do atendimento, voltou a perguntar ao velhote.
– Então? Mas hoje ela vai ficar muito preocupada com sua demora?
O velhinho respondeu.
– Não, ela já não me conhece já não sabe quem eu sou, já vai para quase cinco anos que ela não me reconhece.
O médico então questionou o velhote.
– Mas então para que tanta pressa em vê-la todas as manhãs, se ela já não o reconhece?
O velhinho então deu um sorriso e, batendo de leve no ombro do médico, respondeu.
– Ela não me reconhece é verdade, não sabe quem eu sou isso é tudo verdade Doutor, mas eu sei muito bem quem ela é!
O médico teve que aguentar forte para não deixar cair as lágrimas que sentia querer cair pelo seu rosto, enquanto pensava.
 “ O verdadeiro Amor é isto! Não se resume ao físico, nem ao romantismo, o verdadeiro Amor é a aceitação de tudo que o outro é. De tudo que foi um dia, do que será amanhã, e do que já não é mais!

(05/03/2017)
Joaquim Rodrigues

"Eu te amo, eu te amo" HD

Joaquim Rodrigues

"Nostalgia - I"

Joaquim Rodrigues

No crepúsculo do bar cheio a uma hora tardia, os focos de luz caem sobre a banda que atua no palco ao fundo da sala. Sentado a uma mesa num canto discreto, ele fuma um cigarro e observa a sala, satisfeito com o resultado de um longo trabalho. Abriu o bar há quase cinco anos e agora é um sucesso, mas o pensamento foge-lhe para uma recordação melancólica, como lhe acontece recorrentemente. Lembra-se dela, parece que a está a ver ali à frente a cantar, com a sala caída num silêncio rendido ao fôlego suspenso numa emoção, as almas enlevadas, prestes a rebentar em palmas e gritos de entusiasmada aprovação ao extinguir-se o último som que lhe sai do coração.
Recorda-a a servir às mesas e atrás do bar. É bonita, tem um sorriso tímido, faz o seu trabalho sem se fazer notar, mas sem uma falha. Lembra-se de entrar no restaurante durante a tarde, a uma hora em que está fechado ao público, e surpreendê-la sozinha no palco, sentada num banco alto a tocar a guitarra e a cantar de olhos fechados para a sala vazia. Ele fica ali parado de pé, espantado, a pensar que nunca ouviu uma voz assim. A música acaba, ela abre os olhos e fica embaraçada ao perceber que ele estava a ouvi-la sem que tivesse dado pela sua presença, nem a sua chegada.
Convence-a a cantar em público, procura músicos para a acompanharem, ajuda-a a começar a nova carreira, apaixona-se. Ela diz que o ama, que ele é tudo para si. Enche a sala todas as semanas, com a sua voz, com gente que vem de longe para a ouvir. Grava um disco, passa na rádio, dá concertos. Parte em digressão pelo país e telefona-lhe um dia – ele lembra-se desse telefonema como se fosse hoje, com a mesma angústia.
 - Desculpa-me mas não volto mais, diz-lhe que já não volta para ele.
Soube que ela vivia com um dos músicos da banda. Ela escreve-lhe uns emails dispersos, sempre que chega a uma terra nova. E ele nunca lhe responde, e os emails são cada vez mais espaçados no tempo, até findarem definitivamente.
Ao fim da noite, depois de terem saído todos os clientes do bar restaurante, só lhe resta fechar a porta e ir para casa. Mas fica ainda um pouco a acabar a bebida, a fumar mais um cigarro, sentado no crepúsculo, à mesa do canto. À sua esquerda, a luz da rua entra pelos vidros da porta. Ela está ali parada a olhar para ele, meio rosto iluminado pela claridade de fora.
 - Estava a pensar em ti, diz ele, sem se preocupar em fingir que não quer saber dela.
 - O quê?
 - A pensar se voltarias um dia.
 - Nunca me fui embora, responde ela, na minha cabeça estive sempre aqui.
Passa por ele um sorriso fugaz, e pergunta-lhe.
 - Queres sentar-te?
 Ela tira o casaco enquanto ele lhe serve uma bebida da garrafa em cima da mesa, então diz.
 - Conta lá! Por onde tens andado?
(16/12/2016)
Joaquim Rodrigues