Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de abril de 2016

(UMA HISTÓRIA VERDADEIRA - II

           
Joaquim Rodrigues


                                                                              II



O AMOR
                                                             
Ao resolveres terminar o sonho de muitos anos, tu matas o teu amor, e tudo o que sonhaste. Você um dia jurou que tinha sonhado com um amor, e esse amor já o tinha encontrado! Mas então, você não foi fiel ao seu sonho, não foi fiel ao seu amor.
Um dia você me ensinou. Quem ama perdoa e cuida, quem ama sente e chora, socorre escuta, e quando é preciso cala. Quem ama fala, mesmo quando a frase é difícil de pronunciar, quem ama confia, e aguarda, ajuda, dá a mão, quem ama é os olhos do outro, no meio da escuridão, vive, e ajuda a viver, quem ama não machuca é fiel, e diz.
 - Estou sempre a teu lado, nunca te abandonarei seja em que ocasião for, quem ama é amigo em todas as horas, porque só quem ama pode entender o quanto vale estas simples palavras.
Onde o amor impera, não há desejo de poder, onde o poder predomina, não pode haver falta de amor, um é a sombra do outro, e é nos ciúmes que existe mais amor-próprio, do que o verdadeiro amor.
A gente parece ter gasto todas as palavras. Tudo o que nos ficou já não chega para afastar este frio da nossa alma, só menos o silêncio, onde nossas mãos já não têm força para acariciar nem para acertar o relógio do tempo, e as pedras das esquinas também. Em nossos olhos saem lágrimas salgadas, inúteis, e você no seu silêncio mortífero e continuado, parou tudo, até o tempo você parou.
Eu sei que amar é ter o prazer de conseguir estar sozinho, é ter o prazer de descobrir que existe alguém com quem se quer passar o tempo todo, incluindo o tempo que se quer passar juntos e o tempo que se quer passar sozinho.
Eu sei que amar é um casamento de solidões que, gozam o prazer da junção, mesmo assim não prescinde dos prazeres de duas solidões juntas, estejam momentaneamente separadas ou não
Quando amamos alguém, é uma coisa egoísta mas que só nos faz bem, só se a pessoa amada nos contra ama também. Ser amado alivia muito a loucura de amar e de ser obrigatoriamente infeliz por causa disso.
Quando nos sentimos amados é a melhor sorte que se pode ter, não são milagres que aconteçam por acaso, é preciso trabalhar com leviandade, por muito cheio de amor que o coração esteja para que esses milagres, facílimos, comecem a habituar-se a acontecer regularmente, amar alguém é um alívio é poder deixar de pensar que cada um de nós é marginalmente mais importante do que qualquer outra pessoa que nasceu nesta vida e neste planeta.
Amar alguém é um baluarte contra o mundo, um salvo-conduto, uma casa aonde não só se pode regressar como ficar fechado dentro dela, sem precisar de sair, amar alguém é a única e, verdadeira distracção.
Os que não amam, muitos porque têm medo de se entregarem, outros chamam obsessão ao amor sem saber que o amor é o grande apagador de insignificâncias e a única maneira de fazer coincidir a alma e a atenção em duas vidas.
Podes chamar ao meu amor de loucura, podes gritar ao mundo que sou um louco, e preciso de ajuda psicológica como forma de fuga, podes fazer o que você quiser. Eu ficarei aqui escutando o teu silêncio com o meu orgulho. Afinal eu tenho uma certeza, eu na minha vida amei muito, eu sei o que é o amor.

Eu como nunca acreditei, que você por causa de uma coisinha tão banal, e tão pequena, e até mal-entendida, você ao fim deste tempo todo, queira agora jogar toda a nossa história linda, e todos os nossos momentos de amor no lixo! Eu não acredito, porque somos pessoas civilizadas. Então porque não aproveitar a vida e ser feliz? Tens de começar a entender minha querida, que discordâncias e discussões fazem parte da vida, todos têm discussões e, se bem digeridas e assimiladas podem até levar ao crescimento espiritual das pessoas envolvidas, você sabe disso. As pessoas podem aprender umas com as outras a partir da discordância! E como tal as discussões entre pessoas muitas vezes são muito importantes, porque então gastar tempo, nos queixando que discutimos?
O mais importante é que você nunca pode esquecer do que estava conversando com a pessoa que te ama, e que você diz amar. Todas aquelas promessas para o nosso futuro não é fácil esquecerem amor? Apagar da nossa memória e do nosso coração todos os bons momentos que vivemos juntos, todas as boas sementes que estávamos plantando juntos, nunca vai ser fácil, nem para mim nem pra você. Tenha a certeza disso.
É verdade, ainda lembro quando a minha alma estava sossegada até o desconhecido entrar nela, quando chamou por mim, eu, o deixei entrar, e foi desde esse dia confesso, que nunca mais eu fui a mesma pessoa. Por isso hoje ainda carrego todas essas dores que o desconhecido me causou na minha vida.
Existem muitas dores, mas só uma dor o desconhecido pode curar, “e eu sabia disso” como a dor que eu sentia era forte demais, fui tentar a cura, mas não a consegui curar. Hoje dou comigo muitas vezes a pensar, que talvez esta minha dor seja só alguns sentimentos, que a gente nunca os deve abandonar.
“Lembro-me do primeiro dia que saí contigo meu amor, foi na véspera de Natal! Fomos passar o Natal a casa de uma amiga tua, lembras-te? A casa estava lotada de familiares da tua amiga, pudera, era noite de Natal, não é verdade? Tu conhecias não só a tua amiga, como muitos dos seus familiares, e alguns dos outros presentes também, - só eu, era o único estranho naquela casa, numa casa que nem era a tua casa, - numa noite de Natal - e por ser verdadeiro, estávamos nós os dois, naquela fase normalíssima de adaptação um ao outro”.
  “ Sempre ouvi dizer que o mundo sempre se sentiu muito feliz na noite de Natal, e que o Natal trás união confraternização familiar, que é o dia ideal para conviver entre os amigos e familiares que vivem distantes, e que a felicidade é de Deus e do amor”.
Mas também sabemos que nem todos nós nos podemos gabar de ter uma família para nos sentir felizes, nem uma noite de Natal igual. Todos nós sabemos que existe seres humanos sem pão nem cama todos sabem!
 “Naquela noite de Natal, eu não tinha razão para me sentir triste, de maneira nenhuma, estava cercado de pessoas, tudo muito divertido, mesas cheias de comida e bebida, eu fazia-me acompanhar de uma mulher linda, que eu amava, e que me fazia sentir orgulhoso de estar a seu lado, que mais eu podia desejar? “
De repente não sei porquê, comecei me sentindo um pouco triste nessa noite de Natal, só por ver você muito distante de mim, você preferiu trocar entre o ficar juntinho a mim, e o andares lá no meio de uma sala cheia de gente.
 “Como esta noite de Natal, convidava a ser uma noite das mais belas noites, de todas as noites, que eu já vivi!”
“Afinal, tu deixaste-me ali sozinho, enquanto te divertias de copo na mão, no meio de todos os convidados.
Nunca deixes o teu namorado sozinho, repara sempre quando ele, mais precisa da tua presença da tua companhia, sabia que ele era um estranho em adaptação a tudo, naquele momento ele era quando mais precisava de ti, mas tu meu amor, não reparaste nisso.
Ama o teu namorado a cada momento, a cada minuto, como se fosse o último minuto de tua vida, nunca saias do lado dele, ele está precisando sempre de ti, “e naquele caso muito mais ainda “. Olha que só assim tu vais ter a certeza de que realmente o ama.
Acredito sinceramente que não o tenhas feito de propósito, mas na verdade eu me senti tão mal, nessa noite de Natal, porque tu eras a única pessoa que eu conhecia.
 Amor, você deveria ter ficado ali juntinho a mim, dando-me carinho, falando comigo, ambientando-me, e me conduzindo para junto de quem tu achasses que devias.
Este nosso amor para mim era especial, sempre foi especial, como ele aconteceu só pode ser especial. É que só uma vez, cada uma pessoa e em cada vida acontecem este tipo de amor, é um amor que pertence ao Céu, é incondicional, quando acontece é para sempre, é como uma marca, uma infinita lágrima de alegria, ou um abraço sem fim. O que é difícil é descobri-lo no meio das tempestades do nosso coração, eu descobri no meu, levei-o comigo te dei a ti, nunca pensei que que o deitasses fora. Este amor merece ou merecia muito mais, merecia até um pacto. Deveria ser assim, combinávamos os dois juntos. Quando a gente achar que o amor está acabar, os dois prometemos juntos.

 - Prometo lembrar todos os motivos que um dia me fizeram amar assim você, está bem? É que nem todo o ponto final indica o fim de uma história linda, pode ser só o começo de um novo parágrafo.

Nenhum comentário: