Powered By Blogger

sábado, 30 de novembro de 2013

"Final Feliz"


Muito se escreveu depois sobre aquele velho homem que vinha a subir vagarosamente a rua com um passo inseguro e, todavia, determinado. Por mais do que uma vez teve de se deter, ganhar fôlego, retomar a marcha, seguindo em frente pelo passeio estreito. A subida, um pouco inclinada, para ele, era como uma escalada vertiginosa. Ainda assim, não vacilou na vontade de chegar ao seu destino, persistente, confiante de que o esforçou valia a pena.
Via-se que era um homem elegante, alto, enxuto, exuberante, vestido com esmero, mesmo se envergando um fato de corte antiquado, de colete cuidadosamente abotoado. Usava uma camisa branca, uma gravata clara com o nó grosso corretamente apertado, e não descurara o pormenor do lenço perfumado ao peito, no bolso do casaco. Era, em suma, um homem orgulhoso com uma vida longa, de muitas conquistas. Mais tarde, apurou-se que teria pouco mais de oitenta anos e, apesar do desfecho ingrato dessa caminhada matinal, encontrava-se em boa forma.
Chegou a meio da rua, virou a esquina, seguiu a direito ao longo do muro alto que entrava por um jardim que havia ao fundo, formando um vasto canto verdejante e fresco de árvores frondosas e caminhos calcetados, delimitados por largos espaços de relva viçosa, bem aparada. O velho homem foi em busca de um banco público nesse jardim agradável e abrigado do burburinho inquietante do trânsito das primeiras horas, que agitava a rua do colégio que ele demorara muito a subir. Sentou-se, enfim, extenuado, no banco de madeira. Pescou do bolso do colete um relógio de ouro preso a uma corrente, abriu a tampa com dedos trémulos, consultou com espanto a hora exata a que o seu coração exausto parou, definitivamente.

(Joaquim Rodrigues)
Uma mulher que se aproximava reparou que ele viu as horas e olhou para ela a sorrir, antes de deixar cair o queixo sobre o peito. O rosto escondido pela aba negra do chapéu de feltro dava a impressão de que dormitava. Mas não!
Estranhamente, constatou-se que não trazia documentos e não foi possível identificá-lo. A sua fotografia saiu nos jornais dos dias seguintes e o país inquietou-se com o mistério do ancião elegante que ninguém conhecia, até acabar esquecido sem uma resolução satisfatória. Não se inteirou quem era ele nem o seu propósito nessa derradeira manhã.
Mas se houvesse forma de descobrir o que o levara ali, ficar-se-ia a saber que ia ao encontro da mulher que amara mais do que todas. Um dia, essa mulher especial prometera encontrar-se com ele naquele jardim, mas não aparecera. Contudo, por alguma razão insondável, ele imaginara que ela viria naquela manhã e que ficariam, enfim, juntos por muitos e muitos anos. Na verdade, morreu feliz, convencido de que ela estava a chegar.

(30/11/2013)
(Joaquim Rodrigues)