Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de abril de 2013

"Desejos" (HD) Joaquim Rodrigues


"Chegadas"


Ele já não a vê há muito tempo, por isso está cheio de dúvidas se a vai reconhecer. Já lá vão mais de quinze anos e, sem dar por isso, sem querer, a memória que tem dela, das suas feições, da cor dos seus olhos, do modo como se penteia, tudo se foi esfumando, ficando só uma imagem vaga, o conceito que tem dela. Mas no entanto nunca deixou de a amar. Mas também isso já não sabe se é verdade. Sabe que a amou, e muito, que foi a mulher que mais mexeu com ele, e tudo aquilo que ela representou na sua vida, sabe também a falta que ela lhe fez desde que partiu, a angústia devastadora que lhe deixou, tão forte que lhe ficou uma vontade irreprimível de a ter de volta. Mas não está certo se não estará a confundir esse sentimento de perda, com amor verdadeiro.
À um tempo atrás quando a encontrou no facebook não a reconheceu, foi preciso algum tempo para se reconhecerem, e falaram sobre o passado dos dois com desculpas que não o convenceram muito.
Estaciona o carro no parque coberto do aeroporto, sai, dirige-se para as Chegadas. Entra no átrio e sente logo a melancolia agradável das viagens de férias ao escutar o rumor festivo das pessoas que esperam alguém. Caminha ao longo do átrio, passa pela livraria bem iluminada, onde pessoas com malas a tiracolo folheiam livros. Pega num jornal e volta a pousar, o café logo ao lado está cheio de gente. Senta-se numa das poucas mesas disponíveis.
Passados uns dez minutos volta a levantar-se e caminha na direcção do lugar que os passageiros devem passar, cruza-se com uma criança que foge de outra e vem enfiar-se debaixo das suas pernas com um risinho estridente de excitação. Dá um pequeno salto para o lado, desviando-se do rapazinho sorridente. Olha para a esquerda e vê o balcão de informação turística, olha para a direita, vê a rampa e a porta de onde saem os passageiros que aterraram há momentos. O átrio é arejado, respira a frescura do Inverno, reflecte o brilho das estruturas metálicas. Detém-se defronte do quadro grande que informa o estado dos voos. Procura o dela, que vem de Bruxelas. Aterrou há cinco minutos.


(Joaquim Rodrigues)
Espera que um funcionário acabe de passar com uma fila interminável de carrinhos de transporte de malas encaixados uns nos outros. Dá uns passos em frente e continua a esperar. Vai mudando o peso do corpo de uma perna para a outra, nervoso, como se fosse um primeiro encontro, como se não conhecesse o mais íntimo dela. Pudera, já lá vão mais de quinze anos. E agora através do facebook, uns meses atrás, ela passou a estar novamente na sua vida normal, embora desde que partiu há tanto tempo, nunca mais tinha imaginado isto.
Ele estava ali, porque há uma semana atrás, recebeu o telefonema dela a dizer que ia voltar, definitivamente para Portugal, e lhe perguntou se a vinha esperar. Ele disse que sim, que a ia esperar ao aeroporto que contasse com ele. Desde aí conversaram ao telefone uma, duas vezes por dia, trocaram mensagens com um entusiasmo frenético, foram falando de tudo o que ficara por falar, e agora ali está ele.
Ela passa pela porta que dá acesso ao átrio, mas ele vai olhando para todas as pessoas que por lá passa, fixando-se em todas as senhoras que por lá vai passando, mas parece não a reconhecer. Parado ali no meio, começa a ficar bastante nervoso, tira o telemóvel do bolso e tenta procurar a ultima mensagem que ela lhe tinha mandado, talvez tivesse lido mal, e na mensagem o tivesse avisado que afinal tinha desistido já não vinha. Reparou que não tinha compreendido mal, a mensagem, por isso volta a guardar o aparelho, levanta os olhos, e ali está ela na sua frente sorrindo linda como sempre.
 - Olá! Sempre vieste me esperar meu querido? Pergunta ela com voz trémula.
Ele não responde logo, aliviado por a reconhecer, e a ter ali tão perto dele, e encantado por a ver tão linda tão igual, sorrindo-lhe somente.
Ela larga a mala abraça-o, puxa-o forte para ela, beijam-se, e as suas dúvidas desfazem-se nesse beijo ansiado. Eles se amam, não mudou nada, foi só o tempo que passou.

(26/04/2013)
Joaquim Rodrigues