Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de abril de 2013

"Eu Vivo" (HD) Joaquim Rodrigues


"Mundo Novo"


Se todos nós fôssemos contabilizar todas as paixões desta vida, os ódios os amores, os grandes sobressaltos, as comoções, os transtornos, os arrebatamentos e os arroubos, os momentos de terror que passamos da esperança, os ataques de ansiedade e de ternura, a violência dos desejos, os acessos de saudade e as elevações religiosas! E se as somássemos todas numa só sensação, não seria nada comparada com o peso bruto da irritação. Passamos mais tempo nas nossas vidas a gastarmos nosso coração, a sermos irritados, do que em qualquer outro estado de espírito.
Apaixonamo-nos uma vez na vida, odiamos duas, sofremos três, mas somos irritados pelo menos vinte vezes por dia. Mais que o divórcio, mais que o despedimento, mais que ser traído por um amigo, a irritação é a principal causa do «stress». E logo de mortalidade da nossa existência. É a torneira que pinga e o colega que funga, a criança que bate com o garfinho no rebordo do prato, a empregada que se esquece sempre de comprar maionese, a namorada que não enche o tabuleiro de gelo, o namorado que se esquece de tapar a pasta dentífrica, a nossa própria incompetência ao tentar programar o vídeo, o homem que mete cinco euros de gasolina e pede para verificar a pressão dos pneus, a mania de pôr o pacotinho vazio de açúcar debaixo da chávena de café, a esferográfica do jornalista! É por estas e por outras que as pessoas se suicidam. E têm toda a razão.


É nos engarrafamentos, Nas filas do supermercado ou do multibanco, no cinema atrás do cabeçudo que não nos deixa ver, ou levamos com o irritante mastigar das pipocas durante todo o filme, no autocarro cheio de gente, que somos diariamente irritados.
Há-de reparar que as pessoas que mais nos irritam são as que estão à nossa frente. São estas as pessoas que demoram, que levam horas a tirar o porta-moedas para pagar o táxi, que insistem em passar um cheque para comprar um quilo de cebolas e uma embalagem de liquido para lavar a loiça, que se mexem na cadeira e desembrulham rebuçados durante a cena mais dramática do filme, que têm um tempo de reacção ao semáforo verde de aproximadamente 360 segundos, que pagam as contas da água, da luz e do telefone no Multibanco, levando o tempo que acha que tem direito, sem nunca se importar de quem está a trás de si, como se fosse dono da maquina? Que se esquecem de tomar banho antes de usar um transporte público e depois insistem em esfregar-se contra quem tomou. Parabéns ao nosso novo mundo.

(24/04/2013)
Joaquim Rodrigues

"Dançamos os Dois" (HD) Joaquim Rodrigues