Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de junho de 2016

"SEMPRE COM CARINHO" HD

Joaquim Rodrigues

O EGOISMO


Joaquim Rodrigues

Por causa do egoísmo os homens punem-se uns aos outros, o homem torna-se lobo do homem.
O egoísmo é um defeito de carácter, é o maior vício generalizado na humanidade terrena. É o agente que mais provoca sofrimentos, e o mais infeliz para o ser humano.
Ser egoísta, é ter egoísmo, egoísta, egocentrismos, egotismo, que designam aquele que tem o “eu só o eu nele” como ideologia, aquele que concentra sobre si seus próprios pensamentos e actividades.
O contrário do egoísmo é o altruísmo a doutrina que considera o devotamento ao outro como a regra ideal, da moralidade.
A pessoa altruísta deseja que o outro seja feliz e tudo faz para que esse desejo se realize, sem esperar nada em troca. A pessoa egoísta não faz nada com desinteresse, está sempre buscando alguma satisfação pessoal. O egoísta só fala de si sem cessar, só faz referências de si mesmo se elogia a si próprio constantemente sem cessar, tem preferência, no falar sem deixar falar os outros, e no pensar, pelos termos…agora falo eu, é meu, são meus, são minhas. Preocupa-se apenas com os seus interesses, com os seus próprios prazeres, em detrimento ou desprezo pelos dos outros. Valoriza exageradamente o que é seu, as suas ideias, as suas opiniões, os seus gostos, os seus desgostos, etc.
Alguns vícios morais provocados pelo egoísmo, é a ganância, avareza, a corrupção, o ódio, a injustiça, o despeito, o cinismo, a violência, a hipocrisia, o despotismo, a covardia, as vaidades, o desprezo, os ciúmes, a inveja, a cólera, o isolamento, o desamor, a impaciência, a indiferença, a ingratidão, o apego, a extorsão, etc. … tudo isso até, contra quem a ama…
Todos esses efeitos produzidos pelo egoísmo sobre um indivíduo podem ser percebidos também em grupos, egoísmo de uma classe, de um grupo religioso, de um partido qualquer. O mesmo ocorre com os efeitos do altruísmo.
O altruísmo é sinónimo de caridade, no entanto, a palavra caridade tem uma acepção mais extensa e mais profunda, por isso ela é a virtude contrária ao egoísmo.
Há caridade em pensamentos, em palavras, em actos, mas que na prática quase sempre o egoísta não a pratica, a caridade não é somente esmola. O homem é caridoso em pensamentos sendo indulgente para com as faltas do próximo. A caridade em forma de palavra, nada diz que possa prejudicar o outro. A caridade em acções assiste ao próximo na medida de suas forças.
Reparemos que o pobre que partilha seu pedaço de pão com alguém mais carente do que ele é mais caridoso, tem muito mais mérito aos olhos de Deus do que o rico que dá do seu supérfluo sem de nada se privar. Quem alimenta contra o seu próximo sentimentos de ira, de animosidade, de ciúme, de rancor, tem falta de caridade.
O egoísmo é a exaltação da personalidade. A caridade é a sublimação da personalidade. A caridade diz, para você em primeiro lugar, para mim depois, o egoísmo grita, para mim antes, para você se sobrar.
Fazer pelos outros o que quereríamos que os outros fizessem por nós, é a expressão mais completa da caridade, porque resume todos os deveres do homem para com o próximo.
Não podemos encontrar guia mais seguro, a tal respeito, para tomar como padrão, do que devemos fazer aos outros, aquilo que para nós desejamos. Com que direito exigiríamos dos nossos semelhantes melhor proceder, mais indulgência, mais benevolência e devotamento para connosco, do que os temos para com eles?
O egoísmo faz com que o interesse pessoal prevaleça acima de tudo, cada pessoa arrebata o que pode para si, o seu semelhante é visto apenas como um antagonista, um rival que pode se intrometer no seu caminho, que o pode explorar. Sendo assim, a vitória pertencerá sempre ao mais sagaz nesta sociedade, coisa triste de dizer, consagra comumente essa vitória, o que faz com que ela se divida em duas áreas principais, os explorados e os exploradores.
Isso só resulta um antagonismo perpétuo, que faz da vida um tormento, um verdadeiro inferno. Mas se substituirmos o egoísmo pela caridade, tudo será diferente. Ninguém procurará fazer mal ao seu vizinho, as iras e os ciúmes se extinguirão por falta do que os alimente, e os homens viverão em paz e amor, se auxiliarão uns aos outros, ao invés de se despedaçarem mutuamente. Se a caridade substituir o egoísmo, até todas as instituições sociais passarão a ter como alicerce o princípio da solidariedade e da reciprocidade, o forte protegerá o fraco, ao invés de o explorar.
Sendo assim, o egoísmo e o orgulho, que andando de mãos dadas, a vida será sempre muito mais triste sem compressão com o próximo que nos ama, e sem amor vencerá o mais esperto, uma luta de interesses, em que se calcarão aos pés, as mais santas afeições, em que nem sequer os sagrados laços da família serão respeitados.
(23/06/2016)
Joaquim Rodrigues

"MOMENTO" HD

Joaquim Rodrigues

"CONDUTA"

Se você procura ser admirado/a, tenha uma boa conduta, seja humilde quanto basta, nunca pense que basta ser o que você quer ser, para pensar que todos o vão entender. Como pode alguém pensar que o mundo está obrigado a gostar de tudo o que você gosta, de tudo o que você escreve? No mínimo você está colocando-se no patamar do ridículo, o homem é um ser inteligente pensa com a sua própria cabeça, tentar mudar isso nos outros então você vai ter de mudar a sua maneira de pensar também sobre os outros, deixa de ter esse trabalho que tens de todos os dias tentares mudar a maneira de pensar dos outros.
Ter boa conduta, é ser honesta de personalidade íntegra. Nunca conduza nem deixe alguém conduzir por influências alheias…Logo aqui, não está a ser humilde… Nem queira cair na doce tentação de se passar por alguém maior. Seja fiel aos seus alicerces, aos seus princípios. Quando se decide fazer seja o que for, tenha sempre sinceridade no seu proceder. Nunca finja nem dissimule um sentimento. Dá aos olhos do teu interlocutor a arquitectura verdadeira da tua imagem. E expressa por palavras de forma que transpareça lisura no tom da tua voz.
Enfrenta os obstáculos com a verdade sem opinião de outros, mesmo que não os transmitas, não minta quando o momento é de verdade, a mentira não prospera e você cai em descrédito.
É digno ter carácter, respeito, sempre com boa conduta. São estes os principais requisitos que não devem ser corrompidos jamais. É essa a tua maior riqueza, essa é, a riqueza interior que te vai permitir alcançar as maiores riquezas exteriores!
Joaquim Rodrigues

Joaquim Rodrigues