Powered By Blogger

sábado, 26 de agosto de 2017

"O livro da memória" HD

Joaquim Rodrigues

"Porque amamos o cheiro?"

Joaquim Rodrigues

Quando amamos alguém com alma, até o cheiro desse alguém nos dá prazer cheirar, o amor quando existe, tem até cheiro, quem nunca ouviu isso? Quem consegue chegar perto do seu parceiro e aceitar o seu cheiro, é a maneira mais directa, e mais valiosa de mostrar que está ali porque ama, é mostrar que o seu parceiro ou sua parceira, é a ideal. O contrário pode ser muito frustrante, pode magoar o outro ao ponto de nunca mais se sentir há vontade a seu lado. A dor maior que o ser humano sente, é a dor da rejeição.
Quem se queixa do cheiro da pessoa que diz amar é mentira esse amor, o cheiro do seu amor é muito bom, mesmo que seja um cheiro activo será sempre normal, pois quem ama habitua-se amar o cheiro.
Os cheiros fortes são das nossas áreas olfactivas muito reduzidas no cérebro. Pelo menos em comparação com animais de outra espécie como cães e cavalos, os humanos são na verdade surpreendentemente sensíveis a odores. O exemplo que podemos fazer está nos recém-nascidos com as suas mães, elas podem identificar um ao outro pelo cheiro poucas horas depois do nascimento, uma das razoes é pela qual o bebé vai directo ao seio da mãe assim que nasce. Isso é algo que compartilhamos com a maioria dos outros mamíferos. Os ovinos e caprinos, a mãe aprende a reconhecer os filhotes recém-nascidos pelo cheiro dentro de 24 horas, e nos dias seguintes permitirão apenas suas crias mamar. Os cordeiros aprendem a identificar a mãe, da mesma forma, apesar de serem um pouco mais lentos e normalmente levarem uns dois dias até se acostumarem ao cheiro da mãe.
Se duas pessoas se amam, até o momento sexual deles tem evolução pelo cheiro, até o cheiro eles amam, é natural. É que na verdade, o cheiro fornece uma das melhores definições de quem a gente realmente é. A razão para isso é que o seu cheiro é determinado pelo mesmo conjunto de genes que o seu sistema imunológico. Ele mostra parte de quem nós somos, a sua assinatura química pessoal. Esse complexo de genes é particularmente susceptível a mutação, produzindo novos genes de imunidade a cada nova geração.
Por isso, quando amamos alguém, amamos também o seu cheiro, para cada animal o cheiro existe e tem muito poder com o amor. A ciência fala da complexidade do ser humano, porque somos o único animal que se rejeita mesmo quando afectividade parece ser enorme, o que é sempre duvidosa essa efectividade.
 - O meu namorado tem um cheiro que não suporto - diz uma mulher para a amiga - ele cheira muito a sobaco, e eu não consigo me concentrar quando faço amor com ele.
 - Olha, que o teu namorado nunca perceba isso, porque vai ser um caso muito sério minha querida – responde amiga mais inteligente, e preparada sobre o caso.
Todos temos cheiro, o cheiro faz parte da defesa do nosso corpo. Os nossos genes do sistema imunológico têm evoluído para ser quase tão mutantes quanto os genes dos vírus que nos atacam. Esse é um esforço do nosso corpo para controlar as ameaças biológicas em constante mudança que enfrentamos diariamente. Por isso o cheiro pode ser uma maneira de verificar quem pode fornecer uma boa parceria e quem não pode, mas essa não é a única função do olfacto neste contexto.
Parece que depois de se ter identificado a pessoa certa, o cheiro desempenha um papel muito importante na excitação sexual, as mulheres de uma maneira, os homens de outra maneira. Talvez por isso, as mulheres classifiquem o cheiro como algo importante na escolha do seu companheiro. O cheiro nos define como e quem amamos, o cheiro marca as pessoas de forma negativa ou positiva, e acaba se tornando mesmo uma espécie de código de barras.
Por isso temos que ter muito cuidado com nossas parcerias, e como atuamos, com quem amamos, e ao lidar com este problema que é muito sério. O olfacto, como dito acima, é muito importante no ato de aproximação ou rejeição entre duas pessoas. Quando o nosso nariz reage de forma negativa ao cheiro de outra pessoa, geralmente não sobram muitas opções. É uma atitude que não está dentro do nosso controle, pois nós cheiramos, sentimos e reagimos inconscientemente.
É verdade que algumas borrifadas de perfume em lugares estratégicos, podem tornar uma pessoa irresistível, mas um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida, nos E.U.A., confirma que, as mulheres chamam mais atenção dos homens com o seu cheiro natural do que com perfumes. Segundo a pesquisa o nível de testosterona nos homens aumenta se eles ficam perto de uma mulher dentro do período fértil.
Como vemos o olfacto acaba desempenhando um papel muito significativo no comportamento sexual. E quando o homem e a mulher ficam excitados, seus corpos produzem odores que podem gerar repulsa ou atracção no sexo oposto. O suor é um caso típico, algumas pessoas adoram esse cheiro no parceiro ou parceira, outras chegam a desistir do relacionamento por esse motivo. O cheiro é uma das fortes influências na atracção entre as pessoas. Dessa forma, devemos ficar atentas às perspectivas sensoriais para não errar, e não cometer actos impensáveis, ama o cheiro do teu companheiro não o rejeites, aprende a saber que a rejeição faz estragos irreversíveis.

(26/08/2017)
Joaquim Rodrigues