Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

"Longe de tudo" HD

Joaquim Rodrigues

"Relacionamentos"

Joaquim Rodrigues

Será que todos nós devemos mesmo mentir a quem juramos amar? Esta é a clássica pergunta que todos temos o direito de fazer à pessoa que amamos.
 “Quantas pessoas amas-te tu durante toda a tua vida?” Quantas pessoas na tua vida, tu já tiveste?” Não precisas necessariamente de responder, porque todas as pessoas que lidam contigo percebem que tiveste muitos amores,” que passas o teu tempo procurando amores diferentes,” que te sentes bem assim a mentir ao amor”.
Nem todas as perguntas precisam de ter resposta necessariamente, pelo menos da resposta que ele está à espera de ouvir, quando isso acontece e não te apetece falar no assunto, diga apenas e só, que não te apetece falar no assunto. Ele logo perceberá que a tua vida agora não é mais com ele.
Claro que ele vai ficar a pensar que tiveste muitos namorados que já foste mais feliz com outro alguém, do que és feliz com ele. Mas pensará também que outros foram pessoas com quem tu vives-te, com quem tu dividiste a tua cama, os teus espaços íntimos, que já foram teus maridos teus amantes pessoas que tu amaste antes dele. Mas também é saudável manter a dignidade sem mistérios, claro que este tema é um tema em que a tentação de não responder é grande até a tentação de mentir é enorme, mas não compensa, mentir nunca compensa.
O melhor a fazer é nunca mentir sobre isto, claro que não tens logo de anunciar mas não minta ao amor. Podes não saber, nem fazes uma pequena ideia, da fortuna que custa sempre estes momentos, se ele te perguntar, não mintas, o melhor é falar verdade. Se estás a pensar fazer alguma troca fale sobre o assunto com ele e chegue a um acordo. Afinal, era o que tu gostarias que ele fizesse contigo.
Quanto ao sexo, se com ele não foi fantástico, nem nada que pareça, não lhe vai dizer isto, ou vai? Coitado, serás tu capaz de o fazer? Lembra-te quantas vezes te podiam ofender e nunca o fizeram? Por isso tu sempre ficaste admirada, tu nunca te sentiste ofendida, porque será?
Claro que a ideia não é mentir, mas pode resolver o problema sem lhe atirar à cara que já viu bem melhor do que aquilo.
O melhor é ires dando indicações subtis, mas cuidado que subtis, não significa ordens, e também não convém nada ligar o GPS, mesmo que ele ache sensual aquela voz que diz, na próxima curva, vire à esquerda, mas também que não sejam demasiado subtis para que ele não perceba.
Não existe nada mais devastador para um relacionamento do que a perda da confiança. Não é preciso ficar o tempo todo a perguntar o que ele fez, o que ele está a fazer, onde foi, e com quem esteve a falar.
A pessoa que mente, que esconde tudo do seu parceiro (nunca use a tecnologia moderna escondendo do seu parceiro com quem comunica) isso acaba com todas as chances de o amor dar certo. E com isso a relação nunca mais será a mesma.
Hoje ter um telemóvel é ter companhia no bolso, estar ligado numa rede social é ter centenas de amigos, é ter muitas condições de conhecer novos namorados “este não me serve, aquele é um carinho” vou neste. Como se isso fosse possível, escolher por quem, quando, e onde se enlevar de amor verdadeiro, cometemos tantos equívocos!
Depois escolhemos um cristo e nele despejamos todas as nossas carências de uma só vez, sem perceber, que nos tornamos incapazes de olhar a cara do outro e dizer, você está me amando pouco! Assim eu não quero! Prefiro ficar só, eu e Deus.
A pior coisa que existe é uma pessoa descobrir que está a ser enganada. Por isso, mesmo que a verdade seja dolorosa, é melhor optar por ela, assuma o seu erro o mais rápido possível, nunca minta. É mais fácil perdoar uma fraqueza momentânea quando se é verdadeiro, que o outro descobrir uma mentira. Mentir pode causar danos irreversíveis numa relação, e em algumas pessoas psicologicamente também, pois o amor saudável se baseia principalmente, na confiança, sem confiança, não há tranquilidade, e o amor não amadurece. “não vasta dizer que ama, tem de mostrar em actos que ama”.
Quando um parceiro perde a confiança no outro, o relacionamento acaba. A sensação de sentir-se traído provoca muita dor e rompe com a parceria amorosa. O mentiroso jamais é perdoado, e aquele que foi enganado passa a desconhecer o outro, a questionar quem ele é verdadeiramente. Diante da descoberta da traição, a pessoa passa a acreditar que o seu relacionamento foi uma grande mentira.
(11/07/2016)

Joaquim Rodrigues