Powered By Blogger

domingo, 16 de junho de 2013

"Lê-me" (HD) Joaquim Rodrigues


"Sonho Lindo"

(Joaquim Rodrigues)

Quando um sonho lindo.
Que a gente tem.
Se quebra.
Mesmo que esse sonho.
Se quebre em mil pedaços.
Não sinta medo.
Pegue num desses pedaços.
E comece tudo de novo.
 (16/06/2013)
Joaquim Rodrigues

"De Repente" (HD) Joaquim Rodrigues


"O Casamento"


Sobe os degraus da escadaria da igreja aos dois e dois e pára subitamente na entrada. Veio debaixo de um Sol escaldante e sente o misericordioso ar fresco do interior da igreja bater-lhe no rosto afogueado. Chegou há pouco de fora, regressado da cidade, e entrou no café logo que desceu da camioneta. Mas estranhou por estar tão vazio a um domingo de manhã. Disseram-lhe.
- Então não sabes quem se casa hoje?
Não sabia.
- Está toda a gente lá para a igreja, acrescentaram.
De modo que recebeu a notícia como um murro no estômago e saiu disparado do café. Veio sempre a correr, terrivelmente angustiado, mas agora que parou à porta da igreja não sabe o que fazer. Sai do Sol flamejante que se reflete nas paredes caiadas e imerge na penumbra da igreja. Demora uns segundos a habituar-se à luz mortiça.
Ao fundo, como que pressentindo a sua presença, ela vira-se. Está defronte do altar, ao lado do noivo. O padre suspende a palavra. O noivo volta-se também. Os convidados espreitam por cima do ombro. Ficam todos em suspenso.
Partiu há três meses depois de uma discussão. Foi à procura de trabalho na cidade, apesar de ela se opor. Não queria que ele partisse, pois tinha a certeza de que, se fosse, nunca mais voltaria. No entanto, ele voltou, já com o emprego assegurado, determinado a casar-se com ela e a levá-la consigo.

(Joaquim Rodrigues)
Reparando que estão todos os olhos postos em si, avança pelo corredor central, mais uma vez sem pensar. A escassos metros do altar, o noivo salta em frente para o impedir de se aproximar. Empurra-o, dizendo-lhe.
 - Vai-te embora.
Ele tenta forçar a passagem, sempre com os olhos postos na noiva. O noivo, desesperado, estica o braço para o esmurrar, mas falha o alvo. Os convidados precipitam-se para os separar. Ele grita por ela. A confusão generaliza-se e o padre procura furar por entre o tumulto com o intuito de recuperar a ordem, debalde. O noivo ameaça-o de morte, ele chama por ela.
Nisto, um grito agudo e prolongado paralisa a igreja. Voltam-se todos na direção da noiva e cai um silêncio. Ela retira-se para a sacristia tentando por ordem naquilo, e diz-lhe.
 - Por favor entra aqui comigo.
Abrem-se alas e ele passa. Daí a pouco, sai e vai sentar-se, cabisbaixo, no banco da primeira fila. Ela chama o noivo e este entra na sacristia com ela também. Quando saem, a noiva conferencia com o padre e, de seguida, retoma o seu lugar no altar, anunciado aos convidados que o casamento vai prosseguir, só que, afirma, com outro noivo.
Ouve-se um bruaá de espanto. O noivo dispensado retira-se com a família e a cerimónia é retomada. À saída da igreja, os recém-casados descem sob uma chuva de arroz e palmas. E a festa continua pelo dia fora, pela noite dentro.

(15/06/2013)
Joaquim Rodrigues

"Para Ti" (HD) Joaquim Rodrigues


"Falando da Amizade"

(Joaquim Rodrigues)
Amizade é sentir.
Um enorme carinho.
Por alguém que gosta de nós.
É nosso amigo.
É saber escutar esse amigo.
Porque ele nos escuta também.
 
Amizade é sabermos nos calar.
No momento certo.
Quando é preciso.
É juntar todas as nossas alegrias.
E corrermos de mãos dadas juntas.
E em qualquer direção.
 
É ajudarmos a deitar fora.
Todas as nossas tristezas.
É sabermos respeitar.
O espaço um do outro.
Quando isso é necessário.
 
Amizade é guardar.
Todos os segredos que nos contam.
Porque nossas histórias de vida.
Nos são como algo sagrado.
E sentir confiança nessa amizade.
Para falar há vontade.
 
Amizade é sentir.
Que a mão que nos é estendida.
É sincera, é uma cumplicidade.
Que não dá para explicar.
É algo que nos faz viver feliz.
Muito feliz!
 
Amizade é uma coisa muito séria.
Que eu adoro, que eu amo.
Hoje deu-me uma enorme vontade.
De falar sobre Amizade.
 
(16/06/2013)
Joaquim Rodrigues

"Esqueci de Viver" (HD) Joaquim Rodrigues