Powered By Blogger

domingo, 14 de abril de 2013

"My Love" (HD) Joaquim Rodrigues


"A Rapariga Estranha"


“A tua fraqueza será a tua força, pensa ela, repetindo esta ideia na cabeça até à exaustão, como uma lengalenga”.
Quanto mais a olham de lado, pior ela faz. É a rapariga estranha da escola, a que se veste de preto, a que pinta o cabelo de vermelho, a que tem piercings e usa botas de cano alto com saias de xadrez. As colegas fazem troça dela, mas não à frente, pois têm medo das suas atitudes intempestivas. É o bicho raro da escola, incompreendida, de resposta fácil, torcida. Mas há um rapaz que gosta dela, mas repele-o por insegurança, não obstante ser o preferido das raparigas. Ainda assim, não se livra da inveja das outras.
Está sentada à secretária no seu gabinete com uma janela panorâmica para a cidade atrás de si. É bonita, elegante e é advogada mais competente do escritório. À sua frente senta-se o cliente, um empresário. Tem a mesma idade que ela e é igualmente bem-parecido. Alguns dias mais tarde têm um almoço de trabalho. Tratam-se com cerimónia, não obstante ser óbvio o entusiasmo dele. Pode ser a sua advogada, mas é difícil esconder o fascínio que exerce nele.
O empregado serve-lhes vinho, ela baixa os olhos para o copo, ele observa-a e tem a sensação de a conhecer desde sempre, o que, evidentemente, é impossível, pois seria difícil esquecer-se de uma mulher tão bonita. E no entanto ela não deixa de lhe ser familiar. É uma mulher determinada, que não se intimida facilmente e está à-vontade em ambientes sofisticados.
No final do almoço contínua perplexo com aquela estranha impressão de já a conhecer, e acaba por lhe dizer.
  - Posso-te confessar um segredo?


Ela dá uma gargalhada, como quem já estivesse, à espera da pergunta dele, e pergunta-lhe.
 - Desde quando tens segredos com a tua advogada? Claro conta lá o teu segredinho, mas pensa primeiro, olha que vai deixar de ser segredo, conta lá fiquei curiosa.
 - Desde que te vi pela primeira vez no teu escritório, fiquei com a sensação que te conheço diz ele. Ela confessa que se lembra dele, embora não lhe tivesse dito antes.
 - Fomos colegas na escola.
- Fomos? Estranho, não me lembro nada.
- Eu era aquela do cabelo vermelho.
- Ah! Não é possível!
Ela ri-se, ele está incrédulo, impressionado com o que ela mudou.
- Foram quinze anos, comenta ela.
- É verdade, diz, mas foi uma grande transformação.
Ela abre os braços, sorri com graça.
Ele tem um apartamento espaçoso e confortável. Acorda muito cedo e fica a vê-la a dormir, tranquila. Passaram-se dois meses, mas ainda se espanta com o regresso dela à sua vida. A paixão que tinha por esta mulher ficara-lhe para sempre como uma daquelas memórias indeléveis da juventude. E agora ali está ela, na sua cama. Ela abre os olhos, surpreende-o a observá-la, sorri deleitada, e diz
- Bom-dia.
Ele beija-a e abraça-a, quase como se precisasse de lhe tocar para ter a certeza de que é real, que está mesmo ali, abana a cabeça sem palavras.
- Que foi? Pergunta ela.
- Nada, diz ele, encolhendo os ombros, “nada, pensa,” foi só um milagre.

(14/04/2013)
Joaquim Rodrigues