Powered By Blogger

terça-feira, 21 de maio de 2013

"Lenda" (HD) Joaquim Rodrigues


"A Minha Avó"

(Joaquim Rodrigues)
Parece que ainda estou a ver a minha avó ao longe na sua silhueta descontraída, vestida de tarde, essa sim era uma mulher, e nunca lhe fizeram homenagem alguma por ter sido mulher como hoje fazem. (hoje a mulher tem muitas vénias, tem até o seu dia internacional).
Minha avó subia a calçada na calma amarelada do dia que suportava uma beleza silenciosa. Era já velha com os seus oitenta anos (a idade não serve só para envelhecer), magra, de mãos enroladas, vestida de negro, rosto cansado pelos tantos anos já vividos sobre aquela face que, tantas tardes, como aquela já viu e viveu.
Sobe com a energia possível, carregada de umas sacas de quilos de compras, que ao passar pela mercearia ela as tinha pedido que as pesasse. Quando chegava ao cimo da calçada chegava sempre transpirada mas feliz, ela foi uma mulher feliz, o que não entendo é que era feliz para que todos os outros o fôssemos, principalmente os que a rodeava como eu. Hoje sei que era verdadeira e pura, a felicidade da minha avó.
Quando chega o Dia Internacional da Mulher, é bonito, fica mesmo bem, é fixe tecer comentários elogiosos sobre a mulher. Quase nenhum especialista que se pronuncia pelos média, a torto e a direito, e pretende exibi-la como género superior a expõe, e a apresenta como a origem de conflitos. Ninguém a quer ver como personagem capaz de incendiar uma casa, estragar uma relação, de levar aos arames uma companhia, uma família.
A mulher de hoje não é a mãe querida, que se torna na avó querida de outrora, e da fantasia, que se perdia por entre tachos e panelas, e que nos criava sempre debaixo da saia, com o amor e o carinho de mulher, que reluzia por dentro. Já sei que a vida é feita de coisas boas e más, que existem pessoas más e boas pessoas, mas temos que falar disso porque é preciso. A mulher do tempo moderno não é deusa, e é cada vez mais espécie do sexo feminino, mais capa de revista, do urbano e mundano, e menos da cozinha e do consenso sociofamiliar. Sobre ela atraem necessidades novas, apelam exigências sociais que moldam para padrões de vida exigentes e egoístas, às vezes degradantes, que lhe induziram características que não a beneficiam, antes a despem, antes a tomam mais dependente, insatisfeita, mais objeto, que outros mais bem-intencionados a anunciam como revolução e emancipação.
Coisa polémica será sempre a mulher de hoje! Para mim, a minha Avó, e todas as avós do mundo, hoje como sempre merecem uma homenagem!

(11/03/2013)
Joaquim Rodrigues:

"Gostasses Tu de mim" (HD) Joaquim Rodrigues


"O Cofre"

(Joaquim Rodrigues)

 
Para todos os meus amigos.
Hoje tenho uma verdade a dizer.
Mas para o saber.
 
Vais ter é que ler tudo o que te escrevo aqui!
Se o fizeres, vais passar a conhecer-me melhor.
E ai, ficarás mais há vontade.
Para comentares algo de mim.
Mas com todo o respeito claro.

Quando eu amo alguém.
Eu guardo esse amor.
No meu cofre a sete chaves.
Assim ninguém conseguirá.
Roubar o que de mais importante.
Eu tenho na minha vida.

Amar é olhar para dentro de nós mesmo.
E dizer! Eu quero, é viver intensamente.
E sonhar, e me perder no meio de tantos sonhos!
 

É estar presente mesmo até na ausência.
É vencer através do silêncio.
Amar é ser adulto e criança ao mesmo tempo.
É viver a vida em versos.
A maior e mais emocionante experiência humana.

Amar é ter o Sol, e querer só se aquecer nele.
É ter o Céu azul e querer apenas uma estrela.
É ter o Mar e querer apenas uma gota de Água.
Amar é ter o Mundo, a seus pés.
E apenas querer-vos a todos aqui.
Guardados no meu cofre.
(21/05/2013)
Joaquim Rodrigues

"Tudo tem Limite" (HD) Joaquim Rodrigues