Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de abril de 2013

"Mais do que Pensas" (HD) Joaquim Rodrigues


"Nostalgias,I"

No crepúsculo do bar, cheio a uma hora tardia, os focos de luz caem sobre a banda que atua no palco ao fundo da sala. Sentado a uma mesa num canto discreto, ele fuma um cigarro e observa a sala satisfeito com o resultado de um longo trabalho. Abriu o bar há quase cinco anos e agora é um sucesso. Mas o pensamento foge-lhe para uma recordação melancólica, como lhe acontece recorrentemente. Lembra-se dela, parece que a está a ver ali à frente a cantar, com a sala caída num silêncio rendido, o fôlego suspenso numa emoção, as almas enlevadas, prestes a rebentar em palmas e gritos de entusiasmada aprovação ao extinguir-se o último som que lhe sai do coração. Recorda-a a servir às mesas e atrás do bar: É bonita, tem um sorriso tímido, faz o seu trabalho sem se fazer notar, mas se m uma falha.
Lembra-se de entrar no restaurante durante a tarde, a uma hora em que está fechado ao público, e surpreendê-la sozinha no palco, sentada num banco alto a tocar a guitarra e a cantar de olhos fechados para a sala vazia. Ele fica ali parado de pé, espantado, a pensar que nunca ouviu uma voz assim. A música acaba, ela abre os olhos e fica embaraçada ao perceber que ele estava a ouvi-la sem que tivesse dado pela sua chegada.


Convence-a a cantar em público, procura músicos para a acompanharem, ajuda-a a começar a nova carreira, apaixona-se. Ela diz que o ama, que ele é tudo para si. Enche a sala todas as semanas, com a sua voz, com gente que vem para a ouvir. Grava um disco, passa na rádio, dá concertos. Parte em digressão pelo país e telefona-lhe um dia, ele lembra-se desse telefonema como se fosse hoje, com a mesma angústia.
Diz-lhe que já não volta para ele. Soube que ela vivia com um dos músicos da banda. Ela escreve-lhe uns mails dispersos, sempre que chega a uma terra nova. Ele nunca lhe responde e os mails são cada vez mais espaçados no tempo, até findarem definitivamente. Ao fim da noite, depois de terem saído todos, só lhe resta fechar e ir para casa.
Mas fica ainda um pouco a acabar a bebida, a fumar um cigarro, sentado no crepúsculo, à mesa do canto. À sua esquerda, a luz da rua entra pelos vidros da porta. Ela está ali parada a olhar para ele, meio rosto iluminado pela claridade de fora.
 - Estava a pensar em ti, diz ele, sem se preocupar em fingir que não quer saber dela.
 - O quê?
 - A pensar se voltarias um dia.
 - Nunca me fui embora, responde ela, na minha cabeça estive sempre aqui.
Passa por ele um sorriso fugaz, pergunta-lhe.
 - Não te queres sentar?
 Ela tira o casaco enquanto ele lhe serve uma bebida da garrafa em cima da mesa, e pergunta.
 - Então, conta lá por onde tens andado?.

((12/05/2013)
Rodrigues Joaquim:

"Pensamento Maravilhoso" (HD) Joaquim Rodrigues


"Vos Amo, Mulheres"

(Joaquim Rodrigues)

Vinde, me encantar e fazer feliz.
Onde estiver sempre vos amarei.
Seja amiga, amante ou meretriz.
A alma por guarida eu lhes darei.
 
Mesmo quando a dor me de-lacerar.
O corpo feito escravo do prazer.
Meus pecados poderão até expiar.
Um dia se o criador assim o quiser.
 
Livre, o meu amor vos entrego.
Hoje, como ontem, enquanto viver.
Eleitas do coração sois, não nego.
 
Renascer em cada amanhecer.
E amar loucamente como um cego.
Será sempre a minha razão de viver.
 
(28/07/2012)
Joaquim Rodrigues

"Abra seu Coração" (HD) Joaquim Rodrigues


"Um Dia de Chuva"

Sob as nuvens pesadas de um dia de chuva, e com o Porto por baixo do miradouro perene do velho castelo, ela fuma um cigarro, de olhos postos na imensidão do casario. Ao lado, uma boca-de-fogo, já sem outro uso que o de lembrar a História antiga, apoia-se na muralha, apontando ao céu. E ela ali sozinha com um cigarro fumegando na ponta dos dedos, uma vaga nostalgia pairando no espírito. Ao longe, uma trovoada abafa o rumor da cidade, anunciando uma tempestade iminente. E ela ali à espera. Há quanto tempo não chove, pensa, e logo hoje.
 Vê o relógio, olha em redor, impacienta-se. Não tem um chapéu-de-chuva, nem lugar à vista onde se abrigar. E não pode sair dali, não lhe convém, está decidida a ficar. Na carteira, o telemóvel inútil não lhe serve de nada. Ficou sem bateria, reparou há pouco, furiosa por se ter esquecido do carregar. Marcou encontro com ele aqui, onde costumavam vir há tanto tempo. Vem-lhe à memória os dois ali num dia igual a este. Separaram-se por uma coisa que agora lhe parece de nada, uma zanga diluída no tempo. Mas separaram-se, deixaram de falar, continuaram a vida de costas voltadas, impedidos pelo orgulho.
Vai olhando para o relógio, ansiosa, perguntando-se se ele terá desistido. Quando lhe telefonou, há dois dias, movida por um impulso, disse-lhe que gostava de o ver. Ele está metido no trânsito, preocupado com as horas. Liga-lhe, mas ela não atende. Vai a pensar no telefonema dela, há dois dias. Na altura achou que talvez já não valesse a pena, mas agora tem saudades, quer revê-la. Começa a chover, um aguaceiro tremendo, em minutos a água corre pela rua, por entre os carros, e o trânsito pára num protesto de buzinas. Ela está à chuva, quer resistir, mas percebe que não pode continuar ali. De qualquer modo, a hora marcada passou há muito. Desiludida, decide ir-se embora. Ele chega segundos depois de ela ter saído a correr. Sai do carro, abre o chapéu-de-chuva e procura-a por todo o lado, mas não a encontra. Volta para o carro, fica na dúvida se ela terá vindo mesmo ao encontro. Telefona-lhe, não atende. Talvez seja melhor assim, pensa. Ela refugia-se numa pastelaria, contrariada, mas a pensar que ele se atrasou, que lhe telefonará mais tarde. Porém, os dias passam e ele não chega a ligar-lhe. Ele pensou que se ela tinha o telefone desligado é porque não queria falar, mudara de ideias, provavelmente. Ela pensa que se ele não ligou é porque não foi ao encontro. E não voltam a falar-se. Anos mais tarde, quem sabe, talvez se vejam por acaso, falem do encontro falhado, percebam o que aconteceu, mas será demasiado tarde.

(03/04/2013)
Rodrigues Joaquim:

"O Tempo" (HD) Joaquim Rodrigues


"Coração"

(Joaquim Rodrigues)

Eu penso constantemente.
E não encontro a razão.
Porque o Senhor pôs na gente.
A pulsar um coração.
 
Para amar e para viver.
Para ter desespero e dor.
E depois disto morrer!
Ó Senhor, porquê Senhor?
 
Porque existimos, meu Deus?
Porque viemos ao mundo?
Para sermos brinquedos teus?
E este nosso sofrimento.
Para que é tão profundo?
Ó meu Deus,como lamento!
 
(03/04/2013)
Joaquim Rodrigues

"La Paloma" (HD) Joaquim Rodrigues


"Vontade de um Abraço Teu"

 De repente, uma bátega medonha cai no meio do Verão. Tremendos riachos correm livremente, sobem os passeios, provocam uma desordem de carros que entope o trânsito. E no entanto faz tanto calor que uma neblina vaporosa se levanta, cobrindo a cidade molhada, e as pessoas vão pelas ruas como se caminhassem dentro de uma nuvem baixa. O dia esmorece numa melancolia pesada de tristes cinzentos e rostos fechados, ocultos nos guarda-chuvas que reaparecem fora de época. Ela vem caminhando no crepúsculo. Leva as mãos enfiadas nos bolsos de uma gabardina resgatada à última da hora do fundo do armário, a gola levantada, o passo acelerado. Atravessa a rua, esgueira-se por entre as escovas intermitentes dos para-brisas, pelos faróis prematuros, pelas buzinas exasperadas. Só quer regressar a casa, tomar um banho, descansar.Tem uma visão turva da rua, das lentes molhadas pela humildade, do assomo de uma lágrima indesejada que vem com a desilusão. Tira os óculos, guarda-os na carteira. Tinha um encontro marcado, mas ele não apareceu, não disse nada, limitou-se a faltar. Ligou-lhe do telemóvel, enviou-lhe mensagens sem resposta. Esperou uma hora e meia, dois cafés, um bolo de arroz que mal comeu, esboroado aos bocadinhos com os dedos distraídos enquanto os olhos se fixavam na porta, desviados ocasionalmente para o gritinho de uma criança, o sorriso de um casal, o estrondo de uma bandeja no chão.

Entra em casa, tira a gabardina, vai para o quarto, livra-se dos sapatos elegantes de salto fino com um solavanco, despe o vestido, vai para a casa de banho, põe a água a correr, apanha o cabelo, toma um duche morno. Volta ao quarto, verifica o telemóvel enquanto se seca. Ele não telefonou, não disse nada. Põe a toalha de lado e, em vez de se vestir, deita-se em cima da cama. Está tanto calor, pensa, antes de adormecer.
A campainha desperta-a no escuro. Abre os olhos, acende a luz, tenta saber as horas, perdida no tempo, mas não tem relógio. A campainha insiste. Embrulha-se num roupão e vai acudir à porta. Abre-a e ali está ele, com uma expressão comprometida. Sente um alívio que não demonstra, ele perde-se numa sucessão de desastres que tem para se justificar.
- Até fiquei sem bateria no telemóvel, diz, foi um dia para esquecer. Perdoas-me?
- Perdoo! Responde ela.
Larga o roupão ao puxá-lo para dentro, revelando-se, fecha a porta, deixa-se abraçar por dentro do roupão.
- Mas não repitas, avisa-o.
- Não, promete ele.
- Pensaste que te tinha deixado? Pergunta-lhe depois.
- Não, responde-lhe, esquivando-se ao desgosto que teve.
- Só consegui pensar na vontade que tinha de um abraço teu.

(05/05/2012)
Rodrigues Joaquim:

"Amanhã" (HD) Joaquim Rodrigues


 

"Desespero"


 
Por te amar eu desespero.
E também por não te amar.
Não sei, não sei o que quero!
Só Deus me pode ajudar.
 
Talvez eu quizesse ter-te.
Para sempre à minha beira.
Tua beleza sorver-te.
Toda a vida, a vida inteira!
 
E que tu também me desses.
Teu amor, para mim somente.
Que, como eu, me quezesses.
 
Mas como não pode ser.
Meu coração sofre e sente.
Que só lhe resta esquecer.
 
(03/04/2013)
Joaquim Rodrigues