Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de abril de 2013

"Minha Secreta Vida" (HD) Joaquim Rodrigues


"Cada um, na sua Cabana"


Ela pelo menos podia-lhe ter dito que ia sair de casa dele, e voltar à dela. Com certeza ele iria compreender. Ele sabe como toda gente, que a paixão é mesmo isto, nunca sabemos quando acaba ou se transforma em amor. A paixão muitas vezes não resiste à erosão do tempo, ao frio dos dias, ao vazio da cama, ao silêncio da distância.
- Olha, não te chateies comigo, mas explica-me lá outra vez, pergunta amiga admirada.
- Explico-te o quê?!
- Essa coisa de não quereres viver com o Pedro.
- Outra vez essa conversa? Quantas vezes são precisas para eu ter de falar disto? Essa ideia de ter várias pessoas a atazanar-me o miolo com o mesmo assunto, à espera que eu mude de ideias? Não me agrada nada. Ontem era a minha mãe. Agora és tu. Mas é assim tão difícil de entender?
- Um bocadinho, sim. Eu sei que sou conservadora, que sou Gold Scholl, que gosto das coisas à moda antiga. Já me disseste isso tudo, poupa-me o sermão. Para mim, é difícil entender. Se vocês gostam um do outro, porque é que não vivem juntos? Isso é que é o normal? Se ele quer tanto, não percebo a tua resistência. Até falei com o Rui, para saber se era eu que não estava a apanhar alguma coisa. E ele também não percebe.
- O Rui?! Tu falaste com o teu marido? Eu tinha-te pedido para não comentares.
- Vá, não te chateies. Somos teus amigos, só queremos ajudar.
- Ajudar?! Mas está tudo parvo? Eu não preciso de ajuda. Importam-se de parar de me tratar como se eu fosse maluquinha? E que conversa é essa de “isso é que é o normal”?! Eu é que sei o que é normal para mim. Isto é a minha vida. Para tua informação, há muita gente a pensar como eu. Há muita gente que não tem vontade de partilhar casa com outra pessoa.
- Mas não é partilhar a casa. É partilhar a vida. Tu não gostas dele?


- Já te disse que sim. E também já lho disse a ele, de todas as vezes que ele perguntou, de todas as vezes que a porra do assunto veio à baila. Eu adoro o Pedro, mas não quero viver com ele. É só isso. Estou muito bem assim. Eu e os meus filhos, na nossa vidinha, nas nossas rotinas.
- O que é que eles dizem disso?
- Eles estão-se nas tintas. Querem que a mãe faça o que lhe der na gana. Eles ao menos percebem. Ao contrário de vocês.
- Mas achas que eles gostavam de viver com o Pedro e com a filha dele?
- Desde que não tivessem de partilhar quartos. Mas já pensaste onde é que vamos viver os cinco? Eu, ele e os três miúdos? Onde é que vamos arranjar uma casa com tantos quartos? Eles são adolescentes, precisam de privacidade. Quem é que vai pagar isso tudo?
  - Isso arranja-se, se quiseres.
- Pois é, mas não quero. Estou divorciada há sete anos e dou muito valor a fazer o que me apetece na minha casa, com o meu tempo. A não ser que haja uma grande reviravolta na minha vida, não penso voltar a viver com outra pessoa. Gosto muito do Pedro, mas ele gosta de acordar cedo aos fins-de-semana e eu gosto de dormir até tarde. Agora que os miúdos já não precisam de mim ao pequeno-almoço, não vou arranjar um miúdo grande que quer brincar às bicicletas ao domingo de manhã. A sério, acredita em mim, já não tenho pachorra para tratar de um homem. É isso que eles todos querem. Querem que tratemos deles. Estão sempre à procura de uma mãezinha.
- Acho que estás a exagerar. Mas ter uma relação passa por isso. Por fazer cedências.
- Não! Ter uma relação passa por gostar da outra pessoa e respeitar as preferências e necessidades dela. E eu estou fartinha de passar a vida a explicar as minhas necessidades ao Pedro. Eu necessito de dormir até tarde, por exemplo. Necessito de não fazer jantar, se não me apetece. Ver um filme estúpido, só porque sim. Não ver maratonas de futebol na televisão. Não jantar em casa e ficar até tarde à conversa com amigas. Não aturar os amigos idiotas dele. Planear as minhas férias sem estar preocupada com os gostos dele. Preciso de fazer o que quero em minha casa, quando quero, sem ter um tipo a moer-me o juízo. Preciso de acordar nos braços de um homem, mas só de vez em quando. Quando eu quero.
- Tu és estranha.
- Pois sou! Mas sou muito feliz. Ao contrário de muitos de vocês.

(07/04/2013)
Joaquim Rodrigues