Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de abril de 2016

(UMA HISTÓRIA VERDADEIRA) - I


Joaquim Rodrigues

                                                                          
                                                                               I


A VIAGEM

Em dois anos e meio de amor virtual, muitas foram as palavras vazias ditas como se fosse uma vida a dois, transformados em dois inúteis que na verdade não adiantou nada. Afinal, somos duas pessoas que apenas ditamos frases mal ditas, duas pessoas simplesmente fúteis que melhor seria permanecer calados nesta existência virtual, onde a amizade desperta o amor, e onde todos os momentos são iguais, e onde um dia a previsão do tempo falará mais forte por nós, falará de coisas constantes e sabiamente banais.
  O sentimento se tornou tão vulgar tão corriqueiro e talvez em tão pouco tempo, que talvez seja apenas uma sensação, que tem os seus dias contados, e passe a ser uma sensação passageira e nada mais, nesta vida virtual. Vejo o amor no meu imaginário, e penso como seria um encontro no real, seria maravilhoso. 
  - Ficamos colados um no outro, partidos aos pedaços, assim, um desejando o outro, e então vivemos esse momento majestoso, o momento que sempre desejamos, e ai sim, onde tudo é possível nas nossas fantasias criadas, e no equilíbrio da realidade virtual encontraremos a dita felicidade imaginada, e deitamos fora a solidão, e o pesar de uma vida sofrida de dois ou muitos anos, e esmagamos com a realidade a vida virtual, e o fantástico acontece, as ilusões passam a ser reais, e nada mais vamos perder.
  Foi assim que eu e ela, sempre pensamos, contávamos tudo um ao outro, os bons e os maus momentos das nossas vidas, do nosso passado cheio de amarguras, de tristezas, que as nossas vidas nos deram, das doenças, e das conversas com Deus, pedindo para que nos desse um pouquinho mais de saúde e sorte nas nossas vidas. Prometemos ser capaz de cuidar um do outro até ao fim de nossas vidas, sem nunca nos enjoarmos, um do outro, e a jura estava feita só entre nós os três, eu, ela e Deus? Tudo era falado ao pormenor na câmara de vídeo, que nós os dois tínhamos escolhido juntos, e foi ai, que prometemos um ao outro um amor infinito, e foi assim também que aprendemos amar a nossa imagem, enquanto tudo isto ia mexendo com o tolo do nosso coração, e o amor aconteceu?
  Nunca vai ser possível alguma vez, acabarem com o amor, nunca! Nem as rugas, as marcas do tempo, nem a distância. Está provado, pensado, verificado, que por causa disso eu estou aqui, e levanto solenemente as minhas mãos, e faço um juramento
  - Amo firme, fiel, e verdadeiramente.
  Quando mandei a tristeza embora, passei a saber do que mais amei , e do que eu mais amo em ti. O que eu amo em ti, são os teus beijos, o teu carinho, o teu olhar doce, a cor dos teus cabelos, amo os teus ciúmes descuidados, e até muitas vezes fiquei triste por não ser eu sozinho a recebê-los, até o jeito do teu caminhar, eu amo.
Só nunca gostei foi da tua desconfiança que sempre me fez sentir infeliz, alem de nunca ter sido capaz de ignorar os teus ciúmes, e toda aquela distância que me obrigavas a sentir como dependência de ti, mas amei os teus abraços. Eu amei também, quando me seguravas a mão para eu não cair, quando me acarinhavas e eu ficava sem jeito, com vontade de chorar. Quando tu te desviavas de mim sem me avisar, sem pensar que isso afectava toda a minha vida, inclusive o meu amor, tu não sentias a dor que me estavas a causar naquele momento, que era forte, mas mesmo assim, mesmo depois disso tudo, eu vou esperar que seja o melhor para nós os dois.

Talvez só três pessoas em mil possíveis fariam a viagem que ele fez de Portugal ao Brasil, e nas condições que ele a fez. (Conheceu-a na Internet, e logo foi ter com ela sem ter a certeza quem ela era, sem ter a certeza que ela o fosse esperar naquele Aeroporto tão longínquo.
Nada ele conhecia, e viajar em classe turística, sem ter estadia marcada “Hotel “ fazer uma viagem tão longa sozinho sem companhia, é dar um tiro no escuro, é se entregar a Deus e a sua sorte, porque será que ele se sujeitou a tudo isso, e viajou nestas condições tão adversas assim.
Sete mil, quatrocentos e oitenta e sete quilómetros, é a distância entre Portugal e Brasil. É verdade, são esses os quilómetros que nos separam, e não são poucos pois não? Mas como um dia eu te prometi, não são nada comparados com o tamanho do meu amor por você.
Afinal aquele homem que tu conheces bem, e que você sempre duvidou dele, é um tolo varrido, não acha amor?
  Ele aceitou o teu pedido, porque quase todos os dias você pedia chorando para que ele fosse ter contigo, porque estavas a morrer de amor por ele, e já não aguentavas muito mais tempo, falavas de amor chorando, as lágrimas escorriam no teu rosto, e eu logo me comovia por te ver chorar por mim. Não demorei então a te prometer um dia!
  - Calma meu amado anjo, prometo que eu te quero abraçar e beijar, tu queres isso, também não é verdade? E tu respondeste que sim.
 Quando esse dia chegou, eu cumpri a promessa, e lá fui voando ter com você. Voei, para os teus braços como você me pediu, e foi assim que aprendi que a distância não mata o amor, que a distância aumenta é a saudade, e que mantém é viva, a vontade de estar ao lado de quem mais amamos.
  Minha querida, sabes o que eu mais queria na minha vida agora? Queria voltar a ter você nos meus braços, para te abraçar e beijar, e assim estarias pertinho de mim, e eu não sentia a dor que estou a sentir agora, a dor da saudade que cheguei a pensar não voltar a sentir, te tinha ali sempre à mão, para te acarinhar, e te embrulhar nos meus abraços. A verdade é que era isso mesmo o que eu mais queria.
  E lá fui eu minha amada ao teu encontro, eu nunca me preocupei com a distância nunca. Eu queria era que meus sonhos se tornasse realidade, eu queria era realiza-los, era urgente ter o teu amor não era isso que tu falavas também? Era urgente destruirmos certas palavras que a gente criava, eram palavras cruéis, lamentos de solidão, que nos cortava nossas almas como pontas de espadas, aprendemos amar na tranquilidade, onde o amor era saudade nessa distância.
 - Voa, vem directo, dizes tu, voa, meu amor, voa, vem para o meu lado, voa directo para meus braços, vem cá me ver, vem amor ninguém vive sozinho, vem até mim, vem, eu não consigo viver sem ti vem, eu posso ter aprendido a viver assim longe de ti, mas cria-me saudade e desejo.
  E eu lá fui ter contigo, voei que nem uma andorinha ao teu encontro, e tu lá estavas me esperando, não tinhas esquecido como eu cheguei a pensar. E quando eu mal te vi ali parada olhando o tolo chegar, me emocionei, tu nem reparaste nisso, era uma emoção de alegria por te ver, tu estavas linda, e eu fiquei sem jeito.
  Então senti uma vontade enorme de te abraçar forte contra meu peito, te beijar como a gente vê no cinema, e eu te beijei com todo o meu amor, com toda a minha força, toda! Mesmo estando muito cansado de uma viagem voadora de dez horas, sem dormir. Sussurrei no teu ouvido.

 “Venho de muito longe amor, venho completar, e me completar a mim, venho fazer renascer todos os dias perdidos, eu não quero continuar sentindo frio por causa desta distância, não quero que isto acabe mais. Eu te amo muito, eu te amo mais que tudo neste mundo, você sabe disso, você vive há muito tempo no meu coração.

Nenhum comentário: