Powered By Blogger

sábado, 19 de agosto de 2017

"Reflexão"




Joaquim Rodrigues

Hoje acordei e lembrei-me que afinal sou um felizardo, ainda tenho mais um dia para viver e para tentar ser mais um dia feliz, e até me deu uma vontade enorme de gritar ao mundo que me dessem ouvidos. Eu sei que não devemos levar as coisas muito a sério, nem os trabalhos devem ser levados tão a sério!
Por isso devemos nos limitar a existir e não levar nada até ao limite, nunca deixe que a sua casa as suas janelas brilhem mais do que o brilho que você é capaz de transmitir. E pense que até a camada de pó vai proteger a madeira que está por baixo dela!
Uma casa só vai virar um lar quando você for capaz de escrever “Eu amo-te” sobre os móveis.
Antigamente havia quem gastava-se no mínimo 10 horas por semana para se manter tudo bem limpo em casa. Caso alguém aparecesse para nos visitar estaria todo o nosso orgulho protegido. Mas depois descobrimos que ninguém passa por acaso lá por casa para nos visitar. Hoje todos estão muito ocupados viajando, passeando, se divertindo, vão aproveitando a vida!
E se agora, alguém aparece de repente cá em casa como eu me vou sentir? Não tenho que explicar a minha vida nem a situação da minha casa a ninguém e pronto. As pessoas não estão interessadas em saber o que eu fiquei fazendo o dia todo enquanto elas passeavam, como deve ser! Se divertiam, e aproveitavam a vida.
Caso você ainda não tenha percebido, a vida é curta, aproveite-a, e tire o pó, só se precisar
Porque será sempre muito melhor pintar um quadro ou escrever uma carta a alguém que amamos ou mandar um SMS, dar um passeio, uma caminhada saudável, ou visitar uma amiga/o, fazer um bolo e lamber a colher suja de massa, ou então plantar e regar umas sementinhas na entrada da sua porta, talvez quando alguém pensar ser a sua visita, possa gostar de ver.
 Mas pense bem, na diferença que existe entre o querer e o precisar, limpe o pó só se precisar.
Porque você vai ter muito tempo livre é para beber champanhe, nadar na praia (ou na piscina), escalar montanhas, brincar com os cachorros, ouvir música e ler livros, curtir os amigos e correr, fazer tudo que podemos fazer nesta vida, que tem o seu final ali já. Aproveite a vida. Nunca esqueça que não passamos de uma alma solta, libre, só assim a vida vale a pena, ser vivida, ninguém é escravo de nada nesta vida, e você também não! Por isso, tire o pó só se precisar. A vida continua lá fora, o sol ilumina nossos olhos, o vento agita-nos os cabelos, um floco de neve, ou as gotas da chuva caindo mansamente. Pense bem, este dia está a chegar ao fim, ele não volta jamais. Tire então pó, só se precisar.
Mas atenção não se esqueça que você vai envelhecer e muitas coisas não vão ser tão fácil de fazer como agora o é.
E quando você partir, como todos nós partiremos um dia, quando fazer aquela viagem que todos temos de fazer, você também vai virar pó, e ninguém vai-se lembrar de quantas contas você pagou nesta vida, nem de sua casa tão limpinha, mas vão se lembrar de sua amizade, de sua alegria e do que você ensinou a todos nesta vida que afinal é tão curta.
“Não é o que você juntou, e sim o que você espalhou que reflecte como você viveu a vida.”

(19/08/2017)
Joaquim Rodrigues

Nenhum comentário: