Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de abril de 2016

"UMA HISTÓRIA VERDADEIRA" - IX

                       

Joaquim Rodrigues


                                                                        IX


“ DESILUSÃO”

Quando amamos alguém, é como viver um exercício constante, é não fazer da pessoa amada o que não gostávamos que nós fossemos, a experiência de amar e ser amado, acima de tudo é a experiência do respeito.
Naquele tempo em que eu vivi em tua casa, todas as manhãs quando eu acordava a teu lado, eu tinha o olhar tão perdido, e a postura tão morta, que talvez já não reparasses em mim enquanto eu a teu lado, o que mais queria era que me dissesses que eu não precisava de me preocupar, que eu tinha o teu ombro, a tua mão. Todas as manhãs com você foram assim iguais, eu acordava sempre ao são do tremer e do toque do teu celular, colocado debaixo da tua almofada que era a minha almofada, e sempre à mesma hora, três vezes por dia, sempre nos mesmos horários 5,30 - 6,00 - e, 6,30, coisa de manicómio.
Desculpa-me mas você em sua casa, com o teu jeito, conseguiste me fazer sentir tanta sede, tanta insatisfação, que nunca te importaste por mim, e eu, sempre me senti infeliz, porque você nunca estava lá, nunca estava presente, você nunca estava comigo, você nunca quis saber que todas as minhas manhãs têm de ter não uma espera, mas sim, um recomeço, um gosto, um beijo, tudo o que me disseste durante esse tempo todo, eu li no teu olhar, na tua alma.
- Tu meu querido, não podes mais ficar nesta cama comigo, não podes ficar comigo assim aqui em trânsito mortal até ao dia sórdido, até ao dia que não vem na promessa feita por nós os dois. As madrugadas para ti são todas puríssimas diferentes das minhas, mesmo aquelas que depois de uma noite miserável e gerada por um dia igual a todos os outros dias passados comigo, você meu querido, não podes mais ficar aqui deitado na minha cama, eu o que mais admiro, é a minha liberdade, e você não me dá nada, tira-me o que eu mais gosto, ser uma mulher livre, por isso tudo, Adeus Português.
Muitas vezes eu tive tanta vontade de perguntar-te, tu não gostas um pouquinho de mim? No decorrer dessa situação, eu fui notando que cada dia, você se tornava mais fria, e a mentira em realidade, e era notável no teu rosto, que não me querias mais, e que eu não era o que você desejava, é que amar nunca nos cansou de participar no amor, nunca nos contrariou o apetite insaciável que sentimos quando nos amamos.
Eu amo mesmo quando quero amar e você aceita meu amor, eu amo muito quando vejo você me conduzir para o lado que você mais gosta, é que quando todos os elementos da espécie humana se encontram no auge da sua criatividade, quando as suas vontades são satisfeitas, nunca alguém se vai lembrar de pensamentos nojentos e outras coisas que façam o amor se afogar numa interna desilusão.
O que a gente quer nesse momento, é amar, amar, amar, não amar só por amar alguém, e eu, o que mais queria era só me entregar a algum vício que não me prejudicasse, ou seja, a você, ou a qualquer coisa que me viciasse.
A desilusão deve ser minha parente, ela teima não me querer largar a vida, o que eu nunca entendi foi como este nosso romance de anos, quando se tornou real logo passou tão rápido. O que eu nunca entendi também, foi em como te desencantas tão rápido do teu príncipe, o homem dos teus sonhos, e assim de uma hora para outra, parece que foi só o sonho se tornar possível, que ficou sem graça, e já não tens tempo de amá-lo mais.
O pior é que se calhar ando preocupado demais por alguém que está longe de mim, e não me merece qualquer tipo de afecto, será isso verdade.
 - Meu querido – Diz a minha amiga Clara – Você o que me parece, é que foi levado, pela aquela já antiga historinha do conto da Cinderela chorosa – Amigo, você tem que pensar bem nisto, antes de acreditar em alguém, lembre-se que a verdade nem sempre é dita. Mas também se você anda à procura de alguém perfeito, desista! Porque a principal característica do ser humano é sua imperfeição.
Cá entre nós, o mundo está cheio de mulheres em busca de amor, de carinho, de parceria e obviamente de casamento, até aí, tudo certo, o problema começa quando elas por estarem tão castigadas pela vida, aprendem como lidar com o conto do vigário!
Quando digo conto do vigário, quero-me referir a várias situações, como por exemplo, homens maravilhosos que se encontram disponíveis na internet no Facebook, e logo elas procuram ai um grande amor. Juram que eles são os seus Príncipes encantados, assim como um conto de fadas, geralmente escolhem estrangeiros, alguém que lhes pareça educado e carinhosos.
É verdade que tem homem que procuram mulher também, mas vamos falar verdade este não é o melhor caminho, a proporção de um amor assim dar certo é de mil para um, e as estatísticas estão aí para provar isso. A Internet está repleta de pessoas interesseiras, golpistas que só estão à procura de um ceguinho para passar a perna.
A Cinderela, para roubar mistura remédio para dormir na bebida da vítima, geralmente acontece à noite, enquanto ele dorme profundamente, ela faz uma revista completa que vai desde o telemóvel à carteira da vítima, com sorte a vitima não vai parar num hospital com Overdose, ou então receberá um óbito de recompensa, são estas as situações mais vulgares, neste estilo de amor.
Estas pessoas geralmente nunca param de fazer elogios, sabemos que não basta fazer elogios que trabalha muito, temos que trabalhar, ninguém consegue nada na vida sem trabalho, e com isso fazer dinheiro para pagar as despesas mensais honestamente como todas as pessoas o fazem, só assim não gastamos o nosso tempo a espalhar sentidos egoístas, invejosos, nem falar da vida das outras pessoas, e não mostramos aos outros um diálogo de menina mimada, e mal comportada.
 - Trabalho, e trabalho muito, não sou aposentada, como alguém o é, muito feio, isso! Cada um é como é, e cada um só vai colher o que durante a sua vida semeou, ninguém dá nada a ninguém, e com certeza o aposentado deve já ter trabalhado e descontado mais de quarenta anos. 
Para ser franco e honesto “o que você nunca o foi comigo” não é nem nunca vai ser, a vender o que você vende, e um dia só por semana, que você irá conseguir viver honestamente pagando suas despesas mensais. E agora ainda por cima também, vai ter de pagar todas as dívidas que você se queixa que eu deixei para você, em mês e meio que eu vivi em sua casa.
Tudo isto, não passa é de uma fantochada, de uma brincadeira de quem nunca cresceu mulher, e tem o tempo agarrado aos sonhos de criança, e a pensar que existe ali ao lado, em um lugar qualquer, um Príncipe que lhe pagará as dívidas contraídas, e as despesas que consome mensalmente, e se não o conseguir, então tudo está sobre controle de Deus, ele controlará tudo, e eu serei muito feliz?
A grande desilusão de tudo isto, é finalmente a pobreza de espírito, é não ter inclusive amor ao próximo, é sentir a desilusão sobre o que pensava que era amor, e desprezar quem nos ama, em troco de outra coisa qualquer, é não aceitar um simples beijo. Naquele momento, não ganhaste um prémio, nem um troféu, nem te envaidece, só mataste o amor, porque tens de saber que quem tem muito sentimento, tem muita dor também.
Na verdade é que já me chamaram de tudo, já fui um sonhador mentiroso, já fui cego por usar óculos escuros e não ler bem a verdadeira história que escreveste durante tanto tempo,"Essa é verdade" já me chamaram homem de mau carácter, de olhar de bandido, já fui obrigado a tirar os óculos para me verem a cor dos olhos, já me chamaram de gordo e velho careca, e ate já fui apelidado de príncipe mal-amado, mas nunca souberam foi me respeitarem, eu nunca podia abrir a boca para responder a qualquer coisa que me falavam, que logo era acusado de estar a discutir, talvez nunca gostaram de me ouvirem, talvez a minha voz seja irritante para certas pessoas, não sei porque, nunca soubeste ao certo a minha idade, talvez fosse o seguimento da vergonha que sempre sentiste de mim, é que namorar um velho não é muito prestigiante, e assim, sempre fui mais velho do que realmente sou, se para você educadamente a minha idade é 63 anos, obrigado por toda a juventude que me dás, a única falha tua é que mesmo com essa idade 63, nunca a soubeste respeitar. Ouvi sempre isto e outras coisas mais, sem nunca eu ter o direito, de me sentir ofendido.
Quem ama alguém de idade, talvez não seja vergonha nenhuma, porque com ele talvez seja o embrulhar profundamente na sua companhia, e escolher um só caminho uma só direcção, para que juntos possam regressarem sozinhos a casa, sempre juntinhos assim, mesmo que no escuro, o que eu nunca pensei foi que existisse algum obstáculo amar alguém de idade, pois foi isso que um dia ouvi dizer. Mas você numa coisa tem razão, pode sim encontrar um homem muito mais jovem, e em muito mais forma do que aquele velho que um dia sonhou um sonho, sem vergonha.
O meu maior pecado foi eu nunca querer ser tudo o que você queria, esse sim, foi o meu maior erro, ter de me acomodar por ser isso tudo o que você precisava, nunca responder a nada, ficar só ouvindo você falar o que sua consciência mandasse, mesmo que tudo o que você dissesse, fosse contra mim.
Responsabilidades da vida, todos nós temos, por isso vamos fazer o nosso melhor, o pior não é quando o seu coração se tranca, e você não sabe aonde está a chave dele, se está perdida, se está com alguém ou está ainda a ser feita.
O melhor é quando encontrares alguém na tua vida, retira toda a tua maquilhagem, para que ele possa ver bem quem tu és, assim ele não amará uma ilusão. É que a vida é um ensinamento, hoje você abana com ele, amanhã outro qualquer pode abanar com você, é que você, ainda vai ter que aprender muito para saber o que isso é! Nunca troque o bem pelo mal, lembre-se sempre, nunca desiluda, eu sei muito bem o que significa uma desilusão.

Nenhum comentário: