Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de março de 2013

"A Sónia e o Facebook"



Ela era bonita, tinha cabelos escuros e compridos, lábios carnudos e olhos grandes que fitavam o mundo com ar de desafio. Alta esguia, um pouco para a sua idade, apesar de não usar saltos. Já olhava de cima para baixo para alguns de nós, os minorcas que ainda haviam de crescer e ganhar pelo na barba, ainda por cima era inteligente. Tirava boas notas, mesmo que passasse o tempo a tagarelar com a colega do lado. Os anos passaram e ela ficou mais gira, e mais alta, e passou a usar saltos, e com o cabelo mais comprido que lhe ficava muito bem agora sim estava linda a minha colega de escola. Entretanto eu também cresci, mas ela nunca me ligou. Era um colega porreiro, mas não podia aspirar a nada mais. Tudo que não fosse admira-la e de longe! Beijos, escapadelas às traseiras do ginásio e passar de mão dada com ela pelo meio do pavilhão polivalente no intervalo grande! Estava reservado para os gajos da associação de estudantes, os amigos dela altos, com pinta de betinhos, sapatos de vela, blusões de couro e idade para saírem até tarde. Esses idiotas por quem as miúdas do liceu suspiravam e que eu, e os outros invejávamos secretamente. Não pelos blusões de couro, mas porque sacavam sempre as miúdas mais giras. Acabaram-se os anos do secundário, veio a faculdade, o mercado de trabalho e tudo o que cabe no mundo dos crescidos. E nunca mais ninguém a viu!
“Eu especialmente”.
É fácil perder o rasto a alguém quando se vive numa cidade grande. De vez em quando, nas jantaradas ou encontros acidentais com antigos colegas, falava-se dela. Já nem o nome lembrava, mas nunca mais ninguém a tinha visto. Mas até nisto eu sou um herói, porque foi na semana passada que eu a encontrei! O pior é que não foi no supermercado, no cinema ou na rua. Foi mesmo nesse sitio onde as pessoas se encontram todas hoje, “O Facebook”.
- Será ela? Caramba! Está diferente. Não, não pode ser. Não pode ser nisto que se tornou aquela miúda interessante, com um sorriso lindo, que me encantava, (secretamente) cabelo comprido, lábios carnudos e as outras coisas todas, do primeiro parágrafo. Safa! Parece careca rapou o cabelo? Porquê? Era tão lindo o cabelo dela! O cisne gracioso de pernas altas e brancas, e movimentos elegantes se transformou num patinho feio com mau aspeto, com dentes estragados.
Mas infelizmente era ela sim! Tinha casado e tido dois filhos um rapaz e uma menina, mas se encontrava muito doente, e mais não disse, eu também não forcei porque com a doença não se brinca. Mas hoje já sei o que aconteceu à minha apaixonada secreta do tempo de liceu a infelicidade lhe tinha batido à porta, tinha ficado sem um seio, devido a um “câncer” que lhe tinha aparecido durante a gravidez da menina seu segundo filho. Os colegas antigos de liceu os que mantiveram o contacto e os outros todos que o Facebook reuniu virtualmente, já a adicionaram e ela parece tão feliz por nos ter reencontrado como nós estamos admirados e tristes pelo que a vida lhe fez. Mais dia, menos dia, alguém vai perguntar a “Sónia” se está melhor. Até lá, ficamos todos a pensar no que a vida nos pode fazer a nós.

(01/11/2012)
Rodrigues Joaquim:

Nenhum comentário: